Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP junta-se à Yale University (Estados Unidos) para a promoção do programa The Road Ahead Brazil at 100/200

Por ocasião do bicentenário do Brasil, o programa The Road Ahead Brazil at 100/200 explorará como a memória e a cultura moldam o significado da independência hoje. Ao integrar uma reflexão sobre os centenários gêmeos da independência e a Semana de Arte Moderna de São Paulo, esta conferência refletirá sobre o significado da independência à luz das ideias sobre a identidade brasileira que inspiraram os modernistas há cem anos e continuam a nos provocar hoje.

Esta será uma conferência híbrida via Zoom, realizada nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, e também com componentes presenciais na Universidade de Yale e no Instituto Braudel em São Paulo. A conferência é co-organizada pelo Conselho de Estudos Latino-Americanos e Ibéricos aqui no MacMillan Center, o Escritório de Assuntos Internacionais de Yale, o Instituto Braudel e a Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro.

Ao longo de dois dias, importantes estudiosos da América do Norte e do Sul e da Europa considerarão o entrelaçamento da cultura e da política nos últimos duzentos anos da história brasileira nos seguintes painéis e performances ao vivo:

· Brasil no ano zero: os significados da independência em 1822 e para os próximos 100 anos

· Modernismos 1922-2022: Definindo a Cultura Nacional 100 Anos após a Independência

· O Brasil em 2022: Reflexões sobre os sentidos da independência 200 anos depois

· Brasil Antropofágico: Reflexões sobre o Legado da Antropofagia em 2022

· Concerto: Modernismo Musical

Para informações gerais e inscrições, acesse https://roadahead.macmillan.yale.edu/

(publicação em 16 de setembro de 2022)