Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

France Corner

No último dia 22 de junho, o Centro Intercultural Internacional (CII) inaugurou o France Corner, espaço dedicado para a divulgação da cultura francesa e oportunidades de intercâmbio e extensão no país europeu. A iniciativa é uma cooperação entre a Universidade de São Paulo e o Consulado-geral da França em São Paulo. 

Terceiro espaço a integrar o CII, a França acompanha as nações da Coreia e Israel na construção do ambiente internacional do Centro. Durante a inauguração, o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, afirmou ser “um prazer inaugurar esse cantinho da França na USP, tendo tantos outros países como vizinhos. Viajar possibilita conhecer diferentes realidades, ampliar nossa mente, enriquecer a alma e ampliar a rede de contatos. Nosso propósito aqui é inspirar os alunos a descobrir a riqueza da cultura francesa”. 

Representando o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na cerimônia de inauguração, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária Marli Quadros Leite relembrou as raízes francesas da USP, que há quase 90 anos foi fundada com a ajuda de ilustres pesquisadores do país. A França é um dos mais importantes colaboradores universitários da Instituição, sendo o país que mais recebe estudantes USP em todo o mundo.

 

A cerimônia de inauguração do France Corner contou com a presença de dirigentes, pesquisadores e representantes de consulados de diversos países. O presidente da Aucani, Sergio Persival Baroncini Proença, reforçou a importância do Centro para a internacionalização da USP. “Um dos objetivos da Aucani é oferecer aos nossos alunos a oportunidade de internacionalização durante sua formação, mas como não é possível enviar todos ao exterior, a ideia é proporcionar um ambiente internacional dentro da Universidade. Com a colaboração de nossos consulados parceiros, o Centro proporcionará cada vez mais atividades como mostras, workshops e cursos”.

Inaugurado no ano passado, o CII deve receber em breve outros países em seu espaço como a Índia, a Irlanda e a China. O Centro também possui o Escritório de Recepção Acadêmica aos Estrangeiros e Instituições Nacionais, que oferece informações sobre procedimentos de intercâmbio, documentação junto à Polícia Federal e recepção às delegações que visitam anualmente a Universidade.

Confira a página do France Corner no Instagram: https://www.instagram.com/uspfrancecorner/ 

 

Acesse a matéria completa do Jornal da USP, sobre o lançamento do France Corner – Jornal da USP – por Erika Yamamoto

 

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.