UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Brasileiros

Para a realização da mobilidade acadêmica no exterior, será necessário um passaporte com vigência válida durante o período de realização das atividades acadêmicas. Dependendo do local de destino, o passaporte deverá ter uma vigência de até 6 meses contados a partir da data prevista de saída do país.

O passaporte é emitido diretamente pela Polícia Federal, sem a possibilidade de interveniência pela AUCANI. Mais informações podem ser acessadas em https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-passaporte-comum-para-brasileiro.

Estudantes, docentes e pesquisadores da Universidade de São Paulo aprovados para um período de mobilidade acadêmica no exterior deverão verificar diretamente no Consulado Geral do país de destino mais próximo de sua residência quais são os documentos, critérios e prazos para a solicitação do visto que os permita ingressar no país de destino. Aconselhamos que esse processo seja realizado com bastante tempo de antecedência, de acordo com os procedimentos descritos por cada consulado.

Caso haja urgência, é possível solicitar o auxílio da AUCANI para contatar o consulado do país de destino com o objetivo de agilizar esse processo. Para tanto, o interessado deverá enviar uma mensagem para migration.info@usp.br com cópia para o Escritório Internacional Local (CCInt/CRint) com as seguintes informações:

  1. Destino (País, Universidade);
  2. Período (datas de início e fim, data de viagem);
  3. Histórico (o que foi feito até o momento);
  4. Situação (contendo o protocolo de agendamento de entrevista no consulado);
  5. Carta de aceite da IES de destino;
  6. Protocolo de agendamento no consulado.

A AUCANI tentará o contato com o respectivo consulado. Não há, contudo, garantias de que tal procedimento possibilitará obter o visto em tempo hábil, dada a autonomia nos procedimentos de cada consulado.

Ressaltamos que a AUCANI considera como urgência os seguintes casos:

  • A data de entrevista no consulado é posterior ao início das atividades acadêmicas no exterior;
  • O prazo para emissão do visto após a realização da entrevista no consulado é posterior ao início das atividades acadêmicas no exterior.

Reiteramos por fim que cada consulado possui suas próprias especificidades em relação a procedimentos, prazos e documentos exigidos, de forma que nem sempre as observações citadas acima serão aplicáveis a todos os casos. Por isso o contato com o consulado do país de destino é fundamental para o melhor encaminhamento do processo de emissão de visto.