UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Média Normalizada por Turma de Estudantes de Pós-graduação

A Média Normalizada por Turma (MNT) para a Pós-graduação foi desenvolvida pela Aucani como um dos critérios para seleção de estudantes em seus diversos editais. A MNT na Pós-graduação corresponde à relativação da média ponderada das notas atribuídas aos estudantes em função de seu desempenho em disciplinas cursadas em nível de pós-graduação. As notas, por seu turno, são obtidas a partir da conversão dos conceitos, expressos na Ficha do Aluno do Sistema Janus em termos alfabéticos (letras), em uma escala numérica.

A Aucani entende que esse método seja mais justo para fins comparativos entre alunos da USP, face às naturais variações existentes entre notas e médias atribuídas em diferentes programas de pós-graduação. Desta forma, serve melhor como instrumento de classificação de candidatos participantes de processos seletivos em que se considere o desempenho em disciplinas como critério relevante.

  1. O cálculo da Média Normalizada do aluno por Turma (MNT) na pós-graduação se resume na seguinte fórmula:

    Em que

    = somatória das Disciplinas Concluídas (DC) do aluno;

    NA = Nota do Aluno na turma da disciplina;

    MT = Média simples das Notas de toda a Turma na Disciplina;

    σMT = Desvio Padrão das notas da Turma na Disciplina;

    CD = Número de Créditos da Disciplina;

    TCC = Número total de Créditos Concluídos em disciplinas.

  2. Entende-se por ‘Turma’ cada oferecimento de determinada disciplina codificado no Sistema Janus em função de docente(s) responsável(is)/ministrante(s), horário, local e período de oferecimento. Os dados da Turma podem ser consultados no Sistema Janus no semestre de oferecimento da disciplina a que está vinculada (consulta por sigla/código da disciplina, parte do nome da disciplina ou por Programas e Áreas de Concentração a partir de suas respectivas Comissões de Pós-Graduação (CPGs)).
  3. As notas são obtidas a partir da conversão do aproveitamento do aluno em cada disciplina, expresso na Ficha do Aluno no Sistema Janus em termos alfabéticos, em uma escala numérica, na seguinte conformidade:
    A – Excelente, com direito a crédito = 9;

    B – Bom, com direito a crédito = 7;

    C – Regular, com direito a crédito = 5;

    R – Reprovado, sem direito a crédito = 0.

  4. Disciplinas cursadas fora da USP e aproveitadas no programa atual, disponibilizadas na Ficha do Aluno no Sistema Janus com conceito “T” e menção “Aprovado em disciplina cursada fora da USP”, não são consideradas para fins de cálculo da MNT.
  5. Esse método contempla o mérito acadêmico concernente ao aproveitamento em disciplinas e torna relativas as notas do estudante em suas próprias turmas, permitindo a comparação, em uma base normalizada, de alunos de diferentes turmas de disciplinas ofertadas por diferentes áreas de concentração de programas de pós-graduação.
  6. Quando da solicitação do cálculo da MNT, à base de cálculo considerada corresponderão somente as notas consolidadas até o semestre mediatamente anterior, ou seja, as notas referentes ao penúltimo semestre em relação ao momento da solicitação do cálculo. As notas eventualmente atribuídas no semestre corrente e/ou no último semestre, já encerrado, não são consideradas para fins de cálculo da MNT.
  7. O cálculo da MNT é disponibilizado ao longo do terceiro semestre de permanência no programa (vínculo) atual, sem uma data-base definida. A MNT de estudantes cujo tempo de permanência no atual programa seja inferior ao supracitado será exibida como 0,0000 (zero) até que seja calculada pela primeira vez, sendo atualizada semestralmente em função de seu desempenho em relação ao dos demais estudantes com matrícula nas mesmas turmas.