UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Pós-Graduação – Intercâmbio de Pesquisa

Estudantes de mestrado e doutorado têm a oportunidade de se inscrever diretamente nos programas de pós-graduação da USP para realizar uma estadia de pesquisa sob a orientação de um(a) orientador(a) credenciado(a). Após a aceitação, estudantes intercambistas de pesquisa também podem se matricular em disciplinas, se assim o desejarem. A opção pela combinação de pesquisa e matrícula em disciplinas fica a critério do(a) estudante.

Caso também queira se matricular em disciplinas de pós-graduação, consulte as informações relativas ao Programa de Intercâmbio para matrícula em disciplinas.

Requisitos linguísticos

Não existem requisitos linguísticos específicos para os estudantes que pretendam participar apenas em atividades de pesquisa. A língua de comunicação durante essas atividades pode ser acordada entre o(a) estudante e o(a) orientador(a) que aceitá-lo(a).

Antes de se candidatar

Para se candidatarem ao programa de intercâmbio de pós-graduação, estudantes precisam ser convidado(a)s por um(a) orientador(a) credenciado(a). Para mais informações sobre como encontrar um(a) orientador(a), consulte, abaixo, a seção Buscar orientador(a).

Duração da estadia

O período de estudos na pós-graduação da USP pode durar até 12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. Para ter acesso a todas as instalações e usufruir de descontos em serviços como restaurantes (Bandejão) e transporte público, a duração da estadia deve ser superior a 3 meses (91 dias ou mais). Estudantes cuja permanência na USP seja igual ou inferior a 3 meses (90 dias) não terão direito aos mesmos benefícios, mas receberão um comprovante de matrícula. Independentemente da duração do intercâmbio, todo(a)s os estudantes receberão um certificado de participação no programa ao final da estadia (Circ. CoPGr/08/2019).

Programas, Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Cada Programa de Pós-Graduação é composto por uma ou mais Áreas de Concentração e, dentro de cada Área de Concentração, há potenciais orientadore(a)s disponíveis. Ao candidatarem-se, estudantes devem especificar no formulário de candidatura o Programa de Pós-Graduação pretendido, a respectiva Área de Concentração e, caso se aplique, a linha de pesquisa correspondente. Maiores detalhes podem ser discutidos diretamente com o(a)s potenciais orientadore(a)s.

Uma lista completa de Programas e Áreas de Concentração está disponível em https://uspdigital.usp.br/janus (selecionar: Orientadores > Listar orientadores por Área de Concentração), onde se pode explorar os Programas e Áreas de Concentração por Escola/Instituto e também visualizar o(a)s orientadore(a)s a eles associado(a)s. Os interesses de pesquisa do(a)s potenciais orientadore(a)s estão geralmente listados no site de cada departamento e estão associados a um Programa específico e à sua Área de Concentração correspondente.

Prazos para nomeação e candidatura

As nomeações e candidaturas para uma estadia de pesquisa a nível de pós-graduação são recebidas em fluxo contínuo (apenas por e-mail). Para serem elegíveis a uma vaga de intercâmbio, estudantes devem ser nomeado(a)s pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio de sua instituição de origem. Os documentos de inscrição devem ser apresentados ao menos 3 meses antes do início do período de mobilidade, embora se recomende que sejam apresentados o quanto antes para uma melhor avaliação (consulte a seção sobre como se candidatar para mais informações).

Busca por orientador(a)

Estudantes de pós-graduação que se candidatam a intercâmbio para pesquisa na USP precisam ser convidado(a)s por um(a) orientador(a) credenciado(a).

Estudantes em busca de um orientador podem verificar a lista completa de orientadores credenciados em https://uspdigital.usp.br/janus (opção: Orientadores > Listar orientadores por Área de Concentração. É possível pesquisar a lista por Faculdade/Instituto e, então, por Programa de Pós-Graduação/Área de Concentração). Seus perfis e interesses de pesquisa podem ser encontrados nas páginas das referidas Faculdades/Institutos.

Seus perfis e interesses de pesquisa podem ser encontrados nas páginas das referidas Faculdades/Institutos.

Seus perfis acadêmicos completos estão disponíveis na plataforma Lattes, o maior sistema de informações científicas e a maior base integrada de dados do Brasil mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a administração de informações referentes à ciência, tecnologia e inovação relacionadas a pesquisadores no Brasil.

Antes de contatar um(a) possível orientador(a), o(a) estudante deve dedicar tempo a reunir o máximo possível de informações sobre o trabalho do(a) docente e, então, contatá-lo(a) por e-mail. Ao contatar um(a) docente, o(a) candidato(a) deve ser claro(a) sobre seus próprios interesses e também anexar ao e-mail um CV e um esboço de proposta de pesquisa. Estudantes que precisem de ajuda para encontrar um orientador podem contatar o Escritório de Relações Internacionais Local da unidade USP de interesse.

Depois de ambas as partes concordarem com o intercâmbio, o(a) orientador(a) anfitriã(o) deve fornecer ao/à estudante uma carta-convite. Essa carta-convite deverá ser uma única página assinada pelo(a) futuro(a) orientador(a), deve mencionar o período previsto para o intercâmbio, incluindo as datas de início e fim no formato dd/mm/aaaa, mesmo que provisórias.

Como se candidatar: prazos para nomeação e inscrição

Nomeações e inscrições para intercâmbio de pesquisa em nível de pós-graduação são recebidas em fluxo contínuo (apenas por e-mail). Para serem elegíveis a uma vaga de intercâmbio, estudantes devem ser nomeado(a)s pelo(a) coordenador(a) de intercâmbio da instituição de origem. Os documentos para inscrição devem ser apresentados no mínimo 3 meses antes do início do período da mobilidade, embora seja altamente recomendável apresentá-los com maior antecedência (para mais informações, consulte a seção sobre Como se candidatar).

Antes de se candidatar, certifique-se de ler as informações sobre os Programas de Intercâmbio de Estudantes Internacionais e as oportunidades de Pesquisa disponíveis para estudantes de intercâmbio de pós-graduação na USP. A lista de Programas pode ser consultada em lista de A a Z ou por Unidade da USP. Caso ainda não tenha encontrado um(a) orientador(a), consulte a seção sobre Busca por Orientador(a) acima.

Se você também pretende se inscrever em disciplinas, consulte a seção Matrícula em Disciplinas.

Documentos necessários

Os seguintes documentos devem ser enviados por e-mail diretamente ao Escritório de Relações Internacionais Local da escola anfitriã na USP:

  1. Carta de Nomeação (ou um e-mail);
  2. Formulário de inscrição (download do modelo);
  3. Comprovante de Matrícula em programa de pós-graduação na Instituição de Ensino Superior de origem (em mestrado ou doutorado ou equivalente);
  4. Curriculum Vitae;
  5. Histórico Escolar de graduação (bacharelado) concluída e da pós-graduação em curso;
  6. Passaporte (páginas com informações pessoais);
  7. Foto colorida recente (no formato .jpg);
  8. Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho, que deverá conter:
    1. nome completo e demais informações pessoais relevantes;
    2. o período exato da mobilidade pretendida (no formato dd/mm/aaaa, mesmo que provisório);
    3. assunto/título da pesquisa;
    4. descrição do projeto (i.e. objetivos, metodologia, resultados esperados e cronograma detalhado de execução para cada etapa da pesquisa, considerando aplicação de questionários, levantamento de dados, produção, modelos, revisões, análise, testes, apresentação de resultados etc.);
  9. Carta-convite do orientador: uma carta-convite de uma página assinada pelo(a) docente que servirá como orientador(a) na USP;
  10. Carta de Recomendação de docente/orientador(a) (ou equivalente na universidade de origem) para participação no intercâmbio na USP.
Depois de se candidatar

As inscrições recebidas serão avaliadas individualmente e em fluxo contínuo.

Como a USP opera de forma bastante descentralizada, uma vez que a inscrição seja aceita, a própria Faculdade/Escola ou Instituto (e não o Escritório de Relações Internacionais Central) enviará a carta de aceitação diretamente ao endereço informado pelo(a) Coordenador(a) de Intercâmbio da instituição de origem, que também receberá uma cópia da carta por e-mail.