UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Atividades sugeridas

A AUCANI disponibiliza materiais de apoio com informações gerais sobre a USP e seus campi, (incluindo localização e referências para deslocamento) e também sobre vistos e legalização de estadia. Confira em http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/midia/downloads/  (materiais recomendados: International Guide, Mini Guias dos Campi da USP, Campus-Guide dos Campi da USP, Note for visitors, USP Guide for Visa).

Sugerimos abaixo algumas atividades a serem realizadas no Programa USP iFriends:

  1. A recepção no aeroporto:

    Aconselha-se que o amigo USP entre em contato prévio com o aluno internacional e combine de buscá-lo no aeroporto e deixá-lo no destino combinado ou, caso não seja possível, que o oriente por meio de instruções sobre como chegar ao destino pretendido.

  2. O auxílio na busca de moradia:

    O aluno internacional, quando chega ao Brasil, geralmente não possui moradia. Por não conhecer a cidade e ainda não possuir familiaridade com o idioma, esta tarefa pode tornar-se muito complicada.

    Entretanto, com a ajuda do amigo USP, fica muito mais simples: pelo contato prévio (antes da chegada do aluno internacional), o amigo USP pode dar dicas e fornecer contatos para que o aluno internacional tenha uma ideia de onde procurar, com quem falar e possa até mesmo encontrar um lugar de confiança antes de chegar ao Brasil.

  3. O auxílio na regularização da estadia no Brasil:

    O auxílio do amigo USP nessa questão é fundamental, pois trata-se da legalização do aluno internacional no país. Além disso, o site da Polícia Federal (PF) não está totalmente disponível em inglês ou em outro idioma. O ideal é auxiliar o intercambista durante o processo e acompanhá-lo à PF.

  4. O auxílio quanto aos aspectos rotineiros da vida na cidade e no Campus:

    Os amigos USP podem orientar a ajudar os alunos internacionais nos aspectos práticos da vida cotidiana dentro do campus universitário ou na cidade. No campus universitário, fornecendo informações como o acesso a bibliotecas, a integração ao Centro Acadêmico ou à Atlética, uso da sala pró-aluno, a conexão wi-fi, o uso da copiadora para xerox, o trajeto dos ônibus (circulares ou não), e o acompanhamento ao CEPEUSP. Pode também sugerir a consulta de mapas do Campus, o uso de aplicativos USP, o acesso aos Restaurantes Universitários, ao HU, entre outros aspectos do cotidiano da vida universitária.

    Na cidade em geral, o amigo USP pode fornecer informações como a aquisição de telefone celular, o uso de transportes públicos (linhas de ônibus ou metrô), a abertura de conta bancária, a ida aos correios, aos supermercados, às farmácias, aos consultórios médicos ou às livrarias. Assim como a frequentação em restaurantes, a indicação de lojas para a compra de vestuário, de mobiliário ou de utensílios domésticos.

  5. Atividades de integração cultural:

    O amigo USP poderá indicar ou acompanhar o aluno internacional em atividades dentro ou fora do campus universitário que podem incluir cinemas ou teatros, visitas a exposições em centros culturais ou museus, a sugestão de músicas ou de programas televisivos, festas ou eventos típicos da cidade ou do país, visita a pontos turísticos dentro da cidade ou em viagens a outras cidades, entre outras atividades de sua escolha ou preferência.

    Essas atividades de integração poderão favorecer a adaptação do aluno internacional à cultura e ao cotidiano brasileiro rápida e proveitosamente

  6. O estudo, a prática e uso de idiomas:

    É evidente que a experiência de viver no Brasil e de estudar na USP possibilitará ao aluno internacional o aprofundamento no conhecimento da língua portuguesa. Além disso, o bom domínio de uma língua estrangeira lhe permitirá a imersão em uma outra visão de mundo, visto que só se conhece bem uma cultura ao conhecer bem a língua ali vigente.

    Do ponto de vista acadêmico, aqui também a participação do amigo USP será fundamental, pois ele poderá ajudar o aluno internacional no aprendizado da língua portuguesa e, ao mesmo tempo, ser iniciado na prática e aprendizado do idioma nativo do país de origem do aluno internacional propondo atividades regulares de ajuda mútua não somente na prática de ambas, mas de seu estudo. Por exemplo, ensinar ao aluno internacional a língua portuguesa que, por sua vez, poderá ensinar ao amigo USP a língua de sua terra natal.

  7. A orientação e as atividades mútuas de âmbito acadêmico:

    A USP considera a internacionalização como uma estratégia para atingir os objetivos institucionais fundamentais relacionados ao ensino, pesquisa e extensão. Assim como pretende, com ela, contribuir para a consolidação, em nossa Universidade, de um ambiente acadêmico internacional de excelência, qualificado e diversificado.

    Nesse sentido, essa última atividade proposta pode incluir o auxílio, por parte do amigo USP, na escolha de disciplinas e dicas de professores para o aluno internacional, além de lhe dar conselhos de bibliografia (principalmente se ambos os participantes frequentam o mesmo curso).

    Os participantes também podem iniciar um grupo de estudos (ou integrar-se em grupos já existentes) de seu interesse ou, ainda, de projetos extracurriculares que reúnam pessoas de diferentes cursos e nacionalidades, mas com o interesse comum e a disposição de aprender algo novo com a ajuda um do outro.

    E, se vocês são de cursos diferentes, pode ser uma oportunidade para trocar informações sobre os diferentes cursos e iniciar uma dimensão de interdisciplinaridade.