Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP inaugura o Centro Intercultural Internacional

 

texto de Iasmin Rodrigues

Foi inaugurado no dia 18 de novembro de 2021, no Centro de Difusão Internacional da USP, o Centro Intercultural Internacional, um espaço de exibição da cultura de outros países. O evento contou com a presença de várias autoridades diplomáticas além de autoridades da USP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI). A primeira exibição é uma forma de celebrar a aproximação da USP e a Coreia, com o Korea Corner.

O evento contou com a representação dos consulados da Alemanha, Coreia do Sul, França, Índia, Irlanda, Israel, Itália e Japão, além da presença do magnífico Reitor da USP, Vahan Agopyan, e de outros membros das Pró-Reitorias e demais órgãos/unidades. Também contou com uma mostra de livros da EDUSP sobre a própria universidade, com a doação de alguns destes livros durante o evento. Houve apresentações de música brasileira e de música coreana, mas o ponto principal foi a cerimônia do corte da faixa inaugural do Korea Corner. A faixa cerimonial foi cortada pelo Reitor da USP, pelo Presidente da AUCANI, Valmor Tricoli, pelo Cônsul Geral do Consulado da República da Coreia, Insang Hwang, e pelo diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil, Wankuk Kim.

 


Sobre o Centro Intercultural Internacional

 

O projeto do Centro Intercultural Internacional foi idealizado pela professora Laura Patricia Zuntini de Izarra (foto acima). Atualmente, a professora atua como colaboradora especial da  AUCANI, mas ela já esteve na liderança da Agência por alguns anos. O design foi inspirado nos centros de visitantes de outras universidades, como Harvard, Stanford e Davis nos Estados Unidos. O Centro estava previsto para ser inaugurado na metade de 2019, mas  devido a atrasos e à pandemia do coronavírus, só agora em 2021 foi possível de ser realizado.

O Centro visa a criação de oportunidades para trocas culturais internacionais e está localizado junto ao Escritório Recepção Acadêmica. Sempre houve áreas de recepção de  alunos estrangeiros nas Unidades da USP, mas o Escritório é uma forma de centralizar essa informação, oferecendo ajuda com os procedimentos de intercâmbio e com a  documentação pedida pela Polícia Federal, além de recepcionar delegações acadêmicas  internacionais que buscam parcerias com a USP. O Escritório, em especial a área de  delegações, já respondia às demandas de internacionalização da universidade e agora se junta ao Centro para tornar essa resposta ainda mais eficiente.

A ideia é usar o Centro Intercultural Internacional para dar suporte ao intercâmbio da USP com o mundo. Ele contará com eventos (por exemplo, seminários, oficinas e workshops) e será um ponto de encontro para o programa iFriends. Há também a proposta de manter exposições sobre a cultura de outros países, para que possa ser visitado pela comunidade USPiana e  alunos e professores intercambistas. A primeira exposição do Centro é o já citado Korea Corner, que tem o intuito de levar uma parte da cultura coreana para USP.


 

Saiba mais sobre os corners do Centro Intercultural Internacional

Israel Corner

Korea Corner

Demais exposições


 

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.