Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

 

Foi inaugurado no dia 18 de novembro de 2021, o Centro Intercultural Internacional da Universidade de São Paulo, um espaço de exibição da cultura de outros países. O evento contou com a presença de várias autoridades diplomáticas além de autoridades da USP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Profª Laura Izarra

O projeto do Centro Intercultural Internacional foi idealizado pela professora Laura Izarra (na foto ao lado), colaboradora especial da Aucani, que já esteve na direção adjunta da Agência por alguns anos. O design do Centro foi inspirado nos centros de visitantes de outras universidades, como Harvard, Stanford e Davis nos Estados Unidos.

O Centro visa a criação de oportunidades para trocas culturais internacionais e está localizado junto ao Escritório Recepção Acadêmica. Existem escritórios internacionais locais e áreas de recepção de alunos estrangeiros nas Unidades da USP, mas o Escritório é uma forma de centralizar essa função, oferecendo ajuda com informação, procedimentos de intercâmbio e documentação pedida pela Polícia Federal, além de recepcionar delegações acadêmicas nacionais e internacionais que buscam parcerias com a USP. O Escritório agora se junta ao Centro para tornar a recepção e a informação ainda mais eficientes.

Portanto, a missão do Centro Intercultural Internacional é oferecer suporte ao intercâmbio da USP com o mundo. O Centro promoverá inúmeros eventos internacionais, como seminários, oficinas, workshops, exposições sobre a cultura de outros países, e será um ponto de encontro para a Comunidade USP, composta por alunos, pesquisadores, funcionários e professores brasileiros e internacionais.

Atualmente, os corners em atividade no Centro Intercultural Internacional da USP são (em ordem alfabética):

 


O Centro Intercultural Internacional funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, e está localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo.