Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Israel Corner

AUCANI e Consulado Geral de Israel inauguram o Israel Corner no Centro Intercultural Internacional da USP

por Iasmin Cardoso Rodrigues em 17 de dezembro de 2021.

Foi inaugurado na última quarta-feira o Israel Corner no Centro Intercultural Internacional (CII) da USP. A cerimônia contou com a presença de várias  autoridades diplomáticas além de autoridades da USP e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI). O evento faz parte de uma série que abre espaços de exibição da cultura de alguns países no CII.

Na inauguração, estavam presentes autoridades diplomáticas de diversas embaixadas, juntamente com a presença do magnífico Reitor da USP, Vahan Agopyan, e de outros membros das pró-reitorias. Houve palavras de abertura feitas pelo Reitor, pelo Vice-Cônsul de Israel, Aviel Avraham, e pelo Presidente da AUCANI, Valmor Tricoli. O tema em comum dos discursos foi a importância das relações entre Israel e a USP além das vantagens das trocas culturais internacionais. O ponto principal da cerimônia foi o corte da faixa, inaugurando o Israel Corner, realizado pelas três autoridades.

Localizado junto ao Escritório de Recepção Acadêmica, o Centro Intercultural Internacional busca ser um centro de visitantes tanto para que alunos da USP conheçam diferentes culturas quanto para alunos estrangeiros terem um ponto de referência. Os eventos, tanto de inauguração quanto de integração com os alunos, são e serão coordenados pela AUCANI. O Israel Corner é o segundo do acervo a ter sua estreia no CII, aproximadamente um mês depois da inauguração do Korea Corner. Serão um conjunto de acervos permanentes sobre diversas nações a fim de mostrar um pouco da tradição e dos costumes destes povos. Outros países também terão seus “corners”, além do CII como um todo ser um ambiente criado para estimular a troca cultural entre os alunos.

“A ideia central é um ambiente multicultural de recepção, de acolhimento e de oportunidades para todos nós”, disse Valmor Tricoli em seu discurso, ressaltando a proposta do CII e do Israel Corner de otimizar a divulgação de oportunidades de intercâmbio. Ele fez um convite à comissão israelense para organizar eventos que possibilitem a interação entre alunos da USP com a cultura de Israel.

Já o Vice-cônsul Aviel Avraham realizou seu discurso em hebraico, mas com a tradução para o português de um robozinho trazido para o evento. Trata-se de uma tecnologia israelense que já está sendo usada em vários setores de negócios. Em sua fala, Avraham exaltou a aproximação da USP com Israel e a importância  dessa relação.

O último discurso foi do reitor Vahan Agopyan. Ele também falou sobre a relação USP-Israel e como há um grande intercâmbio de alunos que, apesar da  pandemia, espera-se que seja mantido. “No século 21, [a] globalização é uma realidade. [Como] instituição de ensino, temos a obrigação de oferecer aos nossos alunos esse ambiente global, esse ambiente globalizado, esse ambiente internacional” disse o reitor sobre tanto o Israel Corner quanto o Centro Intercultural. “É um ambiente que eu espero que ocorram eventos culturais continuamente, [para alunos USP e alunos estrangeiros] terem oportunidade dessa interação”.

No evento, houve apresentação de música brasileira com o violoncelista Gabriel de Arruda Alvico e de música israelense com o Grupo Zamarim. Assim como na inauguração do CII e do Korea Corner, o evento contou com a presença de uma mostra de livros da EDUSP sobre a própria universidade, com a doação de alguns destes livros. Também houve a presença dos museus de Zoologia, Geociências e Oceanográfico na forma de mostras dos seus acervos e de banners falando sobre essas instituições.

Mais notícias sobre o Israel Corner no Centro Intercultural Internacional

 Acesse a matéria completa do Jornal da USP, sobre o lançamento do Israel Corner – Jornal da USP – por Erika Yamamoto

 


 

Localizado no Centro de Difusão Internacional (CDI) – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310, Bloco B, 1º andar, na Cidade Universitária, São Paulo –, o Centro Intercultural Internacional funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h.