Workshop “Planejamento e Gestão de Projetos Internacionais”

A Pró-Reitoria de Pesquisa, está promovendo o Workshop “Planejamento e Gestão de Projetos Internacionais”, com o Prof. Dr. Alberto Sereno da Universidade do Porto – Portugal.

Convidamos para participar os acadêmicos, pesquisadores e pessoas ligadas à formulação e implementação de projetos com financiamentos internacionais.

Abaixo a programação do evento, a ser realizado no prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, sala S-07.

DIA 12 DE JULHO DE 2012

Workshop “Planejamento e Gestão de Projetos Internacionais”

Destinatários: Destinado a acadêmicos, pesquisadores e pessoas ligadas à implementação e seguimento de projetos internacionais.

Objetivo: Contribuir para a divulgação e consolidação do conhecimento das metodologias mais comuns recomendadas pelas principais agências de cooperação internacional como o Banco Mundial, a ONU ou a Comissão Europeia para a preparação de projetos de média/grande dimensão (500 mil a 2 milhões de USD) e preparação das respectivas propostas. Incluirá também aspectos ligados à implementação do projeto, seu seguimento e avaliação.

Duração: 8 horas (1 dia)

Metodologia: O workshop inclui sessões de apresentação dos conceitos teóricos e metodologias aplicáveis.

Referências de apoio:

Sereno, A.M. “ALFA III – Handbook on Project Planning and Implementation”, Observatório ALFA, Universidade do Porto, Portugal, 2010.

Team Technologies, “The LogFrame Handbook – A Logical Framework Approach to Project Cycle Management”, The World Bank, Washington DC, USA, 2008.

EuropeAid, “Project Cycle Management Guidelines, European Commission, EuropeAid Cooperation Office”, Brussels, Belgium, 2004.

Particip, GmbH, “Project Cycle Management Handbook”, European Commission, EuropeAid Cooperation Office”, Brussels, Belgium, 2002.

Clare Bishop, “Project Cycle Management Technical Guide”, SEAGA – Socio-Economic and Gender Analysis Programme, Food and Agriculture Organization of the United Nations, 2001

Novartis Foundation, “NFSD Project Management Handbook”, Novartis Foundation for Sustainable Development, 2003

PROGRAMA PREVISTO

Dia 12 DE JULHO DE 2012

08h30 – 09h00: Registro e distribuição de documentação.

09h00 – 09h45: Breve introdução aos programas de cooperação da União Europeia com a América Latina e o Brasil.

09h45 – 10h15: Pausa para café.

10h15 – 12h30: A Gestão do Ciclo do Projeto: metodologia e aplicação
(1ª. Parte).

Definição de projeto, introdução à gestão global do ciclo do projeto. Análise das diferentes fases do ciclo do projeto.

A fase de análise e identificação (identificação do problema, procura de parceiros, formação de consórcios, a definição de objetivos e estratégias).

12h30 – 14h00: Pausa para Almoço.

14h00 – 15h30: A Gestão do Ciclo do Projeto: metodologia e aplicação
(2ª. Parte).

A fase de desenho e formulação (quadro lógico, elaboração de proposta de projeto, adequação do projeto às exigências do edital, definição de responsabilidades, formulação de objetivos, resultados, definição do orçamento, programação de atividades).

15h30 – 16h00: Pausa Café.

16h00 – 17h00: Apresentação de um exemplo de aplicação (caso de estudo)

Exercício prático de análise de uma situação concreta tendo em vista a preparação de uma proposta de projeto. Elaboração do documento de síntese e do pedido de subvenção completo, incluindo o quadro lógico e orçamento.

17h00 – 18h00: Pontos importantes da implementação/execução do projeto

Introdução. O sistema de monitorização do projeto. Os relatórios de progresso. A avaliação da execução. Reajustamentos.