VRERI sedia encontro com Institute of International Education

No dia 19 de dezembro de 2012, o Prof. Claudio Possani, Assessor de Apoio a Visitantes da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais, recebeu Fred Sanchez, representante do IIE (Institute of International Education).

O IIE é uma organização sem fins lucrativos que visa estabelecer relações educacionais entre instituições de ensino superior em todo o mundo, em especial as ligadas aos EUA. Alguns de seus parceiros são: Banco Mundial, ExxonMobil, Baker Hughes Corporation, Cisco Learning Institute, Fundação Ford, Freeman Foundation, GE Foundation, Levi Strauss Foundation, além dos governos do Chile, Japão e Espanha.

Durante o encontro, procurou-se estabelecer diretrizes para otimizar a realização de acordos entre a USP e as universidades norte-americanas, a fim de aumentar o número de alunos intercambistas, consolidar contato com novas universidades, em especial aquelas que são pouco conhecidas pelos estudantes brasileiros, e aprimorar esse sistema de cooperação.

A questão da língua também foi discutida durante a reunião. Percebeu-se um aumento significativo do conhecimento dos alunos brasileiros sobre o exame de proficiência TOEFL. Além disso, a USP abordou a proposta de um curso de língua portuguesa online para estrangeiros. Desta forma, a barreira linguística não se configuraria em problema.