Reunião faz balanço de evento de pesquisa na University of Bath

No dia 14 de agosto de 2013, o Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, reuniu-se com os professores Lúcio Angnes (IQ), e Ivone Carvalho (FCFRP), para conversar sobre as suas experiências no evento realizado pelo Centre for Sustainable Chemical Technologies da University of Bath (Reino Unido), entre 21 e 24 de julho, naquele país.

O evento – “Research Sandpit” – sobre o tema “Renewable Resources International Collaboration Event” reuniu 14 cientistas e engenheiros da Universidade de São Paulo, Ohio State University (EUA), Stellenbosch University (África do Sul) e da University of Bath (Reino Unido), no formato de sandpit, ou seja, técnica de workshop residencial intensivo. “A reunião foi bastante produtiva e em apenas três dias foi possível discutir e identificar temas interdisciplinares de comum interesse das quatro instituições participantes e com grande potencial de inovação tecnológica com base em Fontes Renováveis.”, diz Ivone.

Atualmente, o time realiza seminários virtuais para desenvolver projetos científicos e intercâmbio de pós-graduandos, e busca por financiamentos nacionais e internacionais.

Ivone destaca que “a presença de facilitadores na reunião foi fundamental para a dinamização e intermediação dos trabalhos, os quais culminaram em três grandes planos de pesquisa com possibilidade de incluir novos pesquisadores com experiências científicas necessárias para a consolidação das propostas delineadas na reunião. Além de interações mais específicas entre pesquisadores do grupo, envolvendo projetos científicos e intercâmbio de estudantes de pós-graduação, foi também definido um calendário de ações relacionado à realização de “Web seminars”, levantamento bibliográfico detalhado para elaboração e detalhamento dos projetos, busca por financiamentos nacionais e internacionais e nova reunião do grupo agendada para o primeiro quadrimestre de 2014”.

Durante a reunião, o Vice-Reitor salientou a importância desse evento, no que concerne a formação de novas parcerias estratégicas com as universidades participantes, e a possibilidade de formar uma nova rede com as universidades participantes, ao modelo do UGPN.

Leia mais em http://www.bath.ac.uk/news/2013/08/02/university-hosts-international-renewable-resources-event/

————————