USP recebe representantes do Ministério da Educação da Alemanha

No dia 19 de setembro de 2013, o Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME) sediou um encontro entre a delegação do Ministério da Educação da Alemanha e o Assessor de Apoio a Visitantes, Claudio Possani. Na reunião, foram discutidas questões estratégicas de aproximação das relações acadêmicas entre a USP e as universidades alemãs.

A delegação, liderada pelo chefe da Subdivisão Internacional do Ministério da Educação da Alemanha, Maximilian Metzger, destacou como missão aumentar a cooperação acadêmica e de pesquisas entre Brasil e Alemanha, além de conhecer melhor a Universidade de São Paulo e seus atuais intercâmbios de atividades com as universidades alemãs.

O prof. Claudio Possani ressaltou que, embora na graduação as relações entre a USP e as instituições alemãs tenham sido satisfatórias nos últimos anos, no nível de pós-graduação ainda há carência de maiores proximidades. Segundo o professor, o principal foco estratégico da USP seria, portanto, a questão da dupla titulação com universidades alemãs, as quais destacou como parcialmente responsáveis pelo elevado nível acadêmico-científico da USP desde seu início. Mencionou ainda a importância do programa Ciência sem Fronteiras na ampliação do número de universitários brasileiros enviados ao exterior, com predominância de alunos da USP neste total.

Maximilian Metzger evidenciou os esforços da embaixada em ampliar a oferta de cursos de língua alemã para estrangeiros nas universidades de seu país, uma vez que o idioma ainda é uma barreira para os brasileiros optarem por estudar na Alemanha. Além disso, demonstrou uma preocupação da delegação em atrair estudantes para as universidades menores, dada a tendência geral dos brasileiros e demais estrangeiros em procurarem as instituições de maior porte, localizadas nas grandes cidades alemãs. Finalmente, Metzger mencionou o crescimento do programa do governo alemão de Institutos de Estudos Avançados em direção às Américas, visando criar uma rede de universidades cooperadas com presença física das universidades alemãs na América Latina.