USP recebe delegação do DAAD

No dia 03 de outubro, recebemos, por meio da vice-presidente da AUCANI, Profª Laura Izarra, e do diretor-adjunto na área de Mobilidade Acadêmica, Prof. Marcio Lobo Netto, delegação do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), serviço alemão de intercâmbio acadêmico.

A delegação estrangeira foi composta pela Profª Margret Wintermantel, sua presidente, pelo Dr. Michael Harms, diretor de comunicação, Dr. Martina Schulze, diretora do escritório no Rio de Janeiro e do DWIH em São Paulo, e pelo Dr. Jochen Hellmann, vice-diretor do DAAD Rio e diretor do DWIH São Paulo.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) é uma organização promotora de intercâmbios acadêmicos e científicos. Trata-se da maior organização em nível mundial de financiamento de mobilidade científica. O DAAD é uma associação que representa 231 universidades e instituições de ensino superior alemãs. Há mais de 500 representações do DAAD em quase 100 países.

O DAAD possibilita que os jovens de dentro e de fora da Alemanha obtenham experiência internacional de estudo e pesquisa. A maioria dos bolsistas estrangeiros do DAAD é composta por estudantes de mestrado e doutorado.

Os recursos para as bolsas de estudos provêm, em primeiro lugar, de fundos federais de diferentes ministérios, como o Ministério Alemão de Relações Exteriores, da União Europeia e de organizações e governos estrangeiros.