USP recebe delegação da University of Birmingham

Nesta quarta-feira, 9 de outubro, o Vice-reitor Executivo de Relações Internacionais, Aluísio Cotrim Segurado, recebeu na Diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) representantes da University of Birmingham, do Reino Unido, que trabalha em consórcio com a também britânica University of Nottingham. Participaram do encontro os professores Martin Grossmann (diretor do Instituto de Estudos Avançados) e José Ricardo Ayres (Pró-reitor Adjunto de Extensão Universitária).

De acordo com o professor Malcolm Press, pró-reitor da University of Birmingham – que já possui ligações com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) há cerca de três décadas, as áreas de Física e Psicologia são os pontos fortes das duas universidades britânicas. Ressaltando que o Brasil possui o melhor e mais numeroso conjunto de físicos da América Latina (concentrados sobretudo na USP), Press apresentou grande interesse em explorar assuntos de pesquisa em comum entre os físicos brasileiros e britânicos, além de mencionar o incentivo de três meses de experiência na University of Nottingham para “career researchers” estrangeiros.

O Vice-Reitor frisou a importância da cooperação acadêmica não só no que tange intercâmbios de graduação, mas principalmente na pós-graduação, envolvendo pesquisas conjuntas. Destacou também o pioneirismo da USP entre as universidades brasileiras em oferecer bolsas de estudo para estrangeiros. Finalmente, demonstrou-se profundo interesse de ambas as universidades em aumentar suas redes de cooperação e analisar estratégias para angariar fundos.