USP recebe o Centro Universitário de Baviera para América Latina (BAYLAT – Alemanha)

No dia 23 de outubro de 2023, recebemos a delegação do Centro Universitário de Baviera para América Latina (BAYLAT – Alemanha), representado pela Dr. Irma de Melo-Reiners, diretora executiva. A USP foi representada pelos professores Susana Inês Cordoba de Torresi, Pró-reitora adjunta de Pesquisa, Adenilso da Silva Simão, Pró-reitor Adjunto de Pós-graduação, e Sergio Proença, presidente da Aucani.

Objetivos propostos para o encontro:

– Cursos superiores em inglês oferecidos na Baviera e a possibilidade de trabalho conjunto entre Baviera e USP em um desses cursos.
– Criação de Cátedras Baviera-São Paulo nos estados de São Paulo e da Baviera, tomando como base as “Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo” com UNESP, UNICAMP e USP, bem como as universidades do estado da Baviera.
– Possível visita de reitores da Baviera à USP em março de 2024 (entre 14 e 17/03 ou 26/3).
– Criação de uma rede científica e acadêmica em museologia entre os estados de São Paulo e da Baviera, envolvendo, entre outros, o Prof. Mauricio Candido da Silva (maumal@usp.br) e outros professores da USP e de outras instituições estaduais. Esta rede já está sendo formada.
– Hightech Agenda Bavaria: podemos iniciar conversas e explorar possíveis colaborações futuras, por exemplo, dentro do programa da Hightech Agenda na Baviera, uma iniciativa do estado da Baviera, que visa promover o desenvolvimento de tecnologia avançada e inovação em diversos setores econômicos.

(publicação em 31 de outubro de 2023)