USP e Tongji University (China) fortalecem parcerias em visita da delegação chinesa

Em uma marcante visita à Universidade de São Paulo (USP) em 11 de dezembro de 2023, a Tongji University, renomada instituição chinesa, reforçou laços acadêmicos e culturais com a universidade brasileira. A delegação de alto nível, liderada por FENG SHENHONG, Vice-Presidente Executivo do Conselho Universitário, trouxe consigo uma equipe diversificada, incluindo representantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

A agenda do dia começou com um almoço de recepção, oferecendo um ambiente propício para intercâmbio cultural e discussões informais entre os representantes chineses e seus homólogos brasileiros. O professor Antonio Menezes, do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), foi um dos anfitriões durante este momento de confraternização.

Em seguida, a delegação chinesa participou de uma reunião e visita à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), onde foram recebidos pelo Professor João Sette Whitaker Ferreira, diretor da FAU, e outros membros proeminentes. A agenda também incluiu uma visita guiada para explorar as instalações e projetos emblemáticos da FAU.

O ponto culminante da visita foi a cerimônia de assinatura de um acordo de cooperação entre as duas universidades. O Reitor da USP, Professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, o Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), Professor Sergio Persival Baroncini Proença, e a Vice-Presidente da AUCANI, Professora Marly Babinsky, e outros líderes acadêmicos estiveram presentes para formalizar o compromisso mútuo.

O acordo de cooperação visa fortalecer a colaboração em áreas específicas, com foco especial na troca de conhecimentos na área de Arquitetura e Urbanismo. A Tongji University expressou seu interesse em estabelecer vínculos mais estreitos com a USP, promovendo a internacionalização do ensino superior e fomentando a pesquisa conjunta.

Para mais informações e futuras colaborações, as partes interessadas podem entrar em contato com a Tongji University pelo e-mail yu@tongji.edu.cn. A visita notável solidificou a importância da colaboração internacional no ambiente acadêmico, destacando o compromisso da USP e da Tongji University com a excelência educacional e a pesquisa inovadora.