USP e Capes assinam acordo para vinda de docentes do exterior

No dia 5 de março, foi realizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que terá vigência de cinco anos.

O acordo tem por objetivo a inserção na USP de pesquisador/professor visitante do exterior, em todas as áreas do conhecimento, para o desenvolvimento técnico e científico, por meio da concessão de 60 bolsas, com duração de até 30 meses, com o intuito de estimular a execução de projetos de pesquisa, o ensino, a produção de pesquisa científica e tecnológica da USP; e incentivar o fortalecimento e ampliação das ações de pesquisa dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Para isso, os candidatos à bolsa devem possuir reconhecida produção científica, capacidade de ministrar aulas em inglês na graduação e pós-graduação, participar na orientação de alunos e desenvolver pesquisas, com vistas à ampliação da diversidade e competências estratégias da Universidade. Ao final da vigência das bolsas, a USP se compromete a abrir vagas nas respectivas áreas de atuação dos bolsistas junto aos Departamentos das Unidades contempladas com os pesquisadores, possibilitando sua absorção como docente da Universidade.

Com matéria parcial da Assessoria de Imprensa da USP e com foto de Ernani Coimbra.