USP comemora o Bloomsday 2022

Em comemoração ao centenário da obra Ulysses, do escritor irlandês James Joyce, o Espaço das Artes da Universidade de São Paulo promoveu uma série de eventos entre os dias 13, 14 e 15 de junho baseados no concurso Ulysses@100 Pelos Olhos Brasileiros da Embaixada da Irlanda no Brasil. O feriado Bloomsday, importante comemoração irlandesa, ocorre todo dia 16 de Junho em homenagem ao protagonista do livro, Leopold Bloom.

O concurso foi divulgado em janeiro deste ano para 18 universidades brasileiras, convidando-as a produzirem murais físicos e digitais sobre um dos capítulos do livro de Joyce. A Universidade de São Paulo foi responsável pelo capítulo sete, Éolo.

O programa foi dirigido pela Cátedra de Estudos Irlandes W.B. Yeats da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), coordenada pela professora Laura Zuntini Izarra, e por docentes representantes da Escola de Comunicações e Artes (ECA).

Dentre os vencedores do concurso, o mural físico vencedor foi o de Raquel Harumi de Sá, estudante da ECA, enquanto o vencedor do mural digital foi Guilherme Bretas Nascimento Baptista, aluno da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Para as solenidades da cerimônia de abertura e inauguração das obras vencedoras, estiveram presentes o cônsul-geral da Irlanda no Brasil, Eoin Bennis, a vice-cônsul da Irlanda em São Paulo, Rachel Fitzpatrick, além de representantes de entidades USP como a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU), a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e a FFLCH.

Com mesas-redondas, exibição cinematográfica, apresentação teatral e ato musical por parte do Coral da USP, a comemoração do Bloomsday na Universidade de São Paulo demonstra a riqueza da literatura de James Joyce e da cultura irlandesa. Confira mais informações sobre o Bloomsday 2022 no site da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats.