USP assina acordo de cooperação com University of Bath

A Universidade de São Paulo acaba de ganhar um novo parceiro internacional: a University of Bath, no Reino Unido. Em 11 de setembro de 2012, a USP, representada pelo Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais, Adnei Melges de Andrade, assinou um acordo de cooperação com a instituição estrangeira. Durante a visita, foram discutidas ainda o estabelecimento de convênios específicos para intercâmbio de estudantes e colaborações de pesquisa entre as duas universidades.

A USP, que estará envolvida na preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos de 2016 sediados no Rio de Janeiro, procurará também aprender com a experiência da University of Bath, que abrigou atletas para os Jogos Olímpicos de 2012 e Jogos Paraolímpicos.

Na ocasião, o professor Adnei ressaltou que “a internacionalização é muito importante para as universidades, que podem oferecer aos seus alunos as melhores condições para entender o mundo, permitindo-lhes trabalhar sem fronteiras entendendo outras línguas e culturas”. E acrescenta “além disso, cada país tem suas próprias soluções para a resolução de problemas em suas pesquisas. Essa parceria nos permitirá compartilhar diferentes aproximações aos desafios globais que afetam a sociedade”.