Supercomputador Blue Gene é tema de reunião na Agência USP Internacional

No dia 26 de maio de 2014, Marcelo Dottori e Maurício Baptista, representantes da Universidade de São Paulo, receberam, na Agência USP Internacional, o cientista brasileiro José Onuchic e o diretor de estudos de Graduação e Pós-graduação da Rice University (EUA), Seiichi Matsuda.

A reunião abordou, principalmente, o acordo vigente entre a Rice University e a Universidade de São Paulo sobre o uso do supercomputador Blue Gene, estabelecido em Rice. O equipamento é capaz de processar dados em uma alta velocidade, e a USP pode usar 40% dessa capacidade, dividindo os custos da sua manutenção. Entretanto, a utilização da USP chega a ser 70% nos dias atuais.

O diretor da Rice University, Seiichi Matsuda, disse que a cooperação bem sucedida envolvendo o Blue Gene deve ser o ponto focal e o incentivo para novos tipos de cooperação acadêmica e de mobilidade. No longo prazo, eles gostariam que houvesse mobilidade completa de professores e alunos das duas universidades. Além disso, há grande interesse em se criar um programa de duplo diploma.