UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Uma série de eventos multissetoriais sobre soluções para o desenvolvimento sustentável da Floresta Amazônica

A Amazônia abriga a maior floresta tropical do mundo, com 10% de todas as espécies de plantas e animais do planeta. Também é lar de 50 milhões de pessoas, incluindo 400 povos indígenas que falam 300 línguas diferentes. A região contém a maior reserva de água doce do planeta, incluindo um verdadeiro oceano subterrâneo. De tamanho continental, ela ocupa 40% da América do Sul e, se fosse um país, estaria na sétima posição no mundo.

As florestas tropicais são mais do que santuários ecológicos; os direitos de seus habitantes a uma vida digna também devem ser garantidos, respeitando as três dimensões inseparáveis do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. Uma transição econômico-ecológica justa requer cooperação para o desenvolvimento, apoiada por recursos adequados e transferência de tecnologia.

Em 8 de agosto, chefes de governo e representantes dos Estados partes do Tratado de Cooperação Amazônica (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) reuniram-se em Belém, Brasil, para construir uma nova e comum agenda para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A Declaração de Belém lista um conjunto de compromissos e ações para enfrentar os múltiplos desafios da região.

Nesse contexto, a Embaixada do Brasil em Berlim, as embaixadas de outros Estados partes do Tratado de Cooperação Amazônica, instituições públicas e organizações não governamentais realizarão, entre 11 e 15 de setembro, eventos multissetoriais focados em discussões sobre soluções tangíveis para a Amazônia e o papel da cooperação internacional na busca dessas soluções.

Dentre os eventos a serem realizados diretamente pela Embaixada, destacam-se a cerimônia de abertura, um seminário virtual sobre ciência e tecnologia, e duas mesas-redondas – sobre bioeconomia e investimento de impacto.

(publicação em 31 de agosto de 2023)