USP e Yale University (Estados Unidos) realizam o programa The Road Ahead Brazil at 100/200

Por ocasião do bicentenário do Brasil, o programa The Road Ahead Brazil at 100/200 explora como a memória e a cultura moldam o significado da independência hoje. Ao integrar uma reflexão sobre os centenários gêmeos da independência e a Semana de Arte Moderna de São Paulo, esta conferência refletiu, nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, sobre o significado da independência à luz das ideias sobre a identidade brasileira que inspiraram os modernistas há cem anos e continuam a nos provocar hoje.

A conferência (programação ao lado) foi co-organizada pelo Conselho de Estudos Latino-Americanos e Ibéricos no MacMillan Center, o Escritório de Assuntos Internacionais de Yale, o Instituto Braudel e a Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro.

No evento, o palestrante Ricardo Averbach, ex-aluno USP e professor da Miami University, lançou o livro Villa-Lobos and Modernism: The Apotheosis of Cannibal Music, que é o livro mais atualizado que existe sobre Heitor Villa-Lobos, trazendo novos conceitos e achados que propõem uma revisão do papel de Villa-Lobos no modernismo. Essa é um publicação oportuna justamente por coincidir com o centenário da Semana da Arte Moderna.

(publicação em 14 de outubro de 2022)