Recital-palestra de música tradicional japonesa de Tomoko Abe na ECA

No dia 20 de junho, às 10 horas, acontece no Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Recital-Palestra de Música Tradicional Japonesa de Tomoko Abe. A atividade contará com a participação Etsuko Yamaguchi, Hiroko Kanbara, Fukiko Ishida, e com a participação especial de Shen Ribeiro. Sobre os instrumentos utilizados na apresentação, são eles: o koto, o shamisen, o jyu-shichi gen e o shakuhachi.

Tomoko Abe, aluna da mestre nidaime iemoto Yasuko Nakashima, da Escola Ikuta-Seiha do Japão, formou-se em 1976 na Seiha Hogakukai (Associação da Escola Seiha de Koto) obtendo o título de grã-mestre, tendo como orientadoras as mestres Nakashima Yasuko e Goto Sumiko. Nesse mesmo ano, fez uma turnê de um ano na Califórnia (EUA) com o apoio da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco).

Em 1992 fez seu primeiro recital no Japão, com a participação da mestre Goto Sumiko. Em 1994 foi aos Estados Unidos, por meio da Universidade de Waseda e Consulado Geral do Japão para apresentação no Estado de Oregon e colégio em Portland.

Além do Japão, Tomoko Abe tem feito recitais em várias partes do mundo: em 1998 foi para a Áustria, em 2000 foi ao continente africano (Madagascar e Reino de Omã); em 2003 foi ao Vietnã (Hanói); em 2007 foi à Alemanha para o 1º Festival de Música Folclórica Internacional e apresentação na Universidade de Hamburgo, passando pela China (Beijin); em 2009 fez turnê pela Europa (Itália, Suíça e Áustria).