Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) oferece bolsas de estudos no Canadá

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP). O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado que tenham interesse em estudar ou realizar sua pesquisa no Canadá. O objetivo do programa é favorecer o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida as relações entre as instituições de ensino superior brasileiras e canadenses.

O prazo para as inscrições encerra-se em 17 de abril de 2013 e a candidatura deve ser apresentada pela instituição canadense em nome do estudante.

São elegíveis os estudantes que estejam matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior no Brasil que tenha um acordo de cooperação com uma instituição de ensino superior canadense. Para o nível de graduação, é necessário que haja um acordo de cooperação prévio entre a instituição brasileira e a instituição canadense. No caso de mestrado ou doutorado, caso não haja um intercâmbio formal entre as instituições, podem ser consideradas as candidaturas que envolvam uma nova ou já existente colaboração entre professores das instituições canadense e brasileira.

Enquanto estiverem no Canadá, os bolsistas devem permanecer vinculados a seus estabelecimentos de ensino no Brasil. As bolsas consistem em $7.200 dólares canadenses por 4 meses e $9.700 dólares canadenses por 6 meses, administradas pelas instituições canadenses anfitriãs, e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia.

Os alunos de graduação e pós-graduação poderão iniciar seus estudos no Canadá entre julho de 2013 e a primeira semana do período letivo de janeiro de 2014.

Os temas de estudo ou pesquisa prioritários são aqueles relacionados a disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico.

Uma lista dos programas acadêmicos oferecidos pelas instituições canadenses pode ser consultada no site da Associação de Universidades e Colleges do Canadá: http://www.aucc.ca/canadian-universities/study-programs/ ou no site da Associação das Escolas e Institutos Técnicos Comunitários do Canadá: www.accc.ca.

Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou cerca de 400 bolsistas brasileiros em diversas áreas, como engenharia, biologia, medicina, direito, relações internacionais, geologia, química, ciência da computação, agronomia, economia e ciências naturais.

Informações adicionais sobre o ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site www.scholarships.gc.ca.

Atenção!!! Verifique se a universidade escolhida dentre as listadas possui algum convênio específico de intercâmbio com a USP ou com sua unidade. A pesquisa pode ser feita em “Instituições Conveniadas” deste site. Na parte de objeto, deve constar “Intercâmbio de graduação e de pós-graduação”. O aluno não poderá inscrever-se para universidades sem vínculo formal específico de intercâmbio com a USP.