University of Oxford visita USP

No dia 21 de agosto, o Vice-Chancellor da University of Oxford, Prof. Andrew Hamilton, realizou uma palestra sobre as oportunidades de pós-graduação na instituição. O evento ocorreu na sala do Conselho Universitário (Rua Praça do Relógio, 109 – Portaria B) e contou com a presença de mais de 60 participantes, entre alunos USP, funcionários e vestibulandos, além da presença dos graduados pela UNICAMP e USP respectivamente, Roberta Gregoli, doutoranda em Letras Modernas pela universidade de Oxford, e Vinicius Rodrigues Vieira, doutorando em Relações Internacionais pela mesma universidade.

Tratando das relações a serem estabelecidas entre a USP e Oxford, o vice-reitor falou sobre o processo de seleção e seus requisitos (como por exemplo, a necessidade dos exames de proficiência em inglês TOEFL e IELTS – ver mais em http://www.ox.ac.uk/), sobre os programas de estudos, destacando a principal diferença entre o americano e o britânico (programas como MBA, Masters e BCL, por exemplo, que têm duração de um ano no Reino Unido, e dois anos nos Estados Unidos; os de doutorado levam de três a quatro anos em UK, e cinco a sete anos em EUA) e também sobre as possíveis bolsas de estudos que estão sendo negociadas entre as universidades, sendo 10 bolsas de pós-graduação e 3 de graduação.

Ao falar sobre a universidade, destacou sua tradição e experiência: Oxford é uma das universidades mais antigas e há 10 anos tem seu nome presente na lista das 10 melhores universidades do mundo. E, apesar desses adjetivos remeterem a uma grandiosidade histórica, destacou também a modernidade de suas pesquisas e trabalhos atuais como sendo “uma universidade antiga de visão moderna”. Falou também sobre a filosofia da comunidade de Oxford, que se distingue por sua visão coletiva, dando importância ao convívio e ao estudo multidisciplinares: ao criar uma relação próxima entre professores e alunos, Oxford pretende conciliar o aprendizado intelectual ao pessoal; mais que isso, ir além do conhecimento de sala de aula a fim de possibilitar o desenvolvimento de um pensamento crítico e independente; um olhar global.

Além de defender essa filosofia coletiva, o vice-reitor destacou também a universidade por ser “your home away from home”, oferecendo acomodação, jantares coletivos, serviço de aconselhamento, ajuda financeira, seguro saúde, além de outras facilidades como ajuda ao desembarcar no aeroporto, ao retirar o visto, centro de línguas e muito mais.
Oxford conta hoje com 40% de estrangeiros do seu total de alunos, sendo parte deles brasileiros que compõem a Brazilian Society, local onde desenvolvem trabalhos sobre músicas, política, mídias, voluntariado e esportes. (veja mais em www.users.ox.ac.uk/~brazil)

Para ter acesso à palestra, acesse o IPTV USP (caso seja o primeiro acesso, será gerada uma senha) e clique em “Transmissões” à sua direita na tela inicial do site. (Link do IPTV).