Ministro da Lituânia fala sobre cooperação acadêmica na USP

No dia 10 de abril de 2015, o ministro das Relações Exteriores da Lituânia, sr. Linas Linkevičius, conduziu palestra à comunidade USP sobre a Lituânia e sobre a segurança na Europa, no auditório do MAC na Cidade Universitária.

Além do ministro, também fizeram parte da delegação a cônsul geral da Lituânia em São Paulo, Laura Guobužaitė, a diretora adjunta do Departamento da Latina América, África, Ásia e Oceania do Ministério das Relações Exteriores da Lituânia, Diana Mickevičienė, e a segunda secretária da Divisão de Promoção de Exportação e Investimentos do Departamento das Relações Exteriores Econômicas do Ministério das Relações Exteriores desse mesmo país, Kristina Babičienė.

A palestra, que contou com a presença de estudantes e professores, com grande parcela de descendentes de lituanos, versou, dentre outros assuntos, sobre a crescente importância do papel da Lituânia na cooperação acadêmica, com destaque para sua excelência e seu menor custo, se comparado aos destinos mais procurados.

Foi discutida, também, a possibilidade de um convênio acadêmico com a USP, no qual, nas palavras do ministro, aliaria a grandeza da Universidade de São Paulo à história e tradição das universidades lituanas. A palestra abordou, ainda, a receptividade e hospitalidade comuns aos dois países, que se manifestou nas vozes de descendentes de lituanos presentes na plateia.