Oportunidades na University of Münster

No dia 19 de setembro de 2016, representantes do Graduate Center da University of Münster (WWU) ministraram a palestra ”Doing a Doctorate at the University of Münster”, no Instituto de Ciências Biológicas (ICI).

O evento contou com a presença da diretora adjunta de Relações Acadêmicas Nacionais da Agência USP de Cooperação Nacional e Internacional (Aucani), Laura Izarra, do  diretor do ICB, Jackson Cioni Bittencourt, bem como dos ministrantes – o diretor do Graduate Center da WWU, Jan Schmidt, a coordenadora do projeto, Iva Ognjanovic, o diretor executivo e a diretora do Centro Brasileiro da University of Münster no Brasil, Ricardo Schuch e Anja Grecko, respectivamente.

Na abertura do evento,  a diretora adjunta da Aucani  enfatizou o papel deste órgão no estabelecimento de convênios, permitindo um ambiente de internacionalização da universidade. A criação de programas como o Idiomas sem Fronteiras, cursos presenciais de inglês e futuramente de alemão, colaboram para vencer os obstáculos das diferentes línguas, possibilitando o ingresso dos estudantes brasileiros nos programas de mobilidade internacional.

A palestra teve como foco instruir alunos de pós-graduação que pretendem realizar uma pesquisa de Doutorado na University of Münster. Algumas das opções dos estudantes são: doutorado pleno, doutorado sanduiche, dupla titulação, entre outros.

O evento visou sedimentar e ampliar as colaborações já existentes entre a USP e a instituição alemã, promovendo o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores, além de promover novos projetos comuns de pesquisa.