Mesa-redonda internacional no IEA discute os desafios para a ciência na Amazônia

Investigando os efeitos antrópicos na região amazônica brasileira desde 2004, o ecologista britânico Toby Gardner divide suas atividades de pesquisa entre instituições brasileiras e internacionais: é fellow na University of Cambridge e associado à Lancaster University, ambas no Reino Unido, e pesquisador visitante no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, e na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Além disso, o cientista contribui com a Rede Amazônia Sustentável (RAS), programa de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional voltado para o levantamento de dados biofísicos e socioeconômicos nos municípios paraenses de Santarém e Paragominas. Seu trabalho é estudar a relação custo-benefício entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico.Aproveitando essa primeira permanência na FEA nos meses de outubro e novembro (ele voltará à faculdade no bimestre março-abril de 2013), Gardner discutirá os desafios enfrentados na aplicação de uma visão de Amazônia mais sustentável no debate Sustentabilidade da Amazônia Brasileira, que acontece no dia 21 de novembro, às 14 horas, no IEA, ocasião em que apresentará o trabalho realizado pela RAS.

O evento terá o professor Roberto Araújo de Oliveira Santos Jr., do Inpe, como debatedor e o professor Ricardo Abramovay, da FEA, como coordenador.

Fonte: Agência USP de notícias.