IV Workshop dos Escritórios Internacionais da USP destaca a Internacionalização na Pós-Graduação

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP) foi cenário, no dia 15 de dezembro, do IV Workshop dos Escritórios Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), um evento de relevância ímpar que reuniu professores e funcionários da instituição. Sob o tema “A Internacionalização na Pós-Graduação e sua relação com a Aucani”, o workshop contou com a ilustre presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Calado.

Compromisso com a Internacionalização na Pós-Graduação

O evento propiciou uma imersão profunda na temática da internacionalização, com foco especial na pós-graduação, uma área estratégica para a consolidação da USP como uma instituição global. A presença do Prof. Rodrigo Calado, Pró-Reitor de Pós-Graduação, sublinha o comprometimento da USP em promover a excelência acadêmica por meio da internacionalização de seus programas de pós-graduação.

Diálogos e Reflexões

O workshop ofereceu um espaço dinâmico para diálogos construtivos e reflexões sobre os desafios e oportunidades que envolvem a internacionalização na pós-graduação. Professores e funcionários engajaram-se em discussões abertas, compartilhando experiências e melhores práticas para aprimorar a presença internacional da USP.

Aucani como Agente Facilitador

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) teve um papel central nas discussões, destacando-se como um agente facilitador essencial para a concretização de parcerias e intercâmbios internacionais. A interação entre a internacionalização na pós-graduação e as atividades da Aucani evidenciou a importância dessa agência no suporte às iniciativas globais da USP.

Iniciativas Futuras e Engajamento da Comunidade Acadêmica

Ao longo do workshop, foram delineadas iniciativas futuras para fortalecer ainda mais a internacionalização na pós-graduação, incluindo parcerias estratégicas, programas de intercâmbio e colaborações em pesquisa. O engajamento da comunidade acadêmica reflete o interesse crescente em expandir as fronteiras do conhecimento por meio da colaboração global.

Encerramento e Compromisso Institucional

O IV Workshop dos Escritórios Internacionais da USP foi encerrado com uma mensagem do Prof. Sergio Proença, presidente da Aucani e idealizador do workshop, enfatizando o compromisso institucional da USP com a internacionalização na pós-graduação. O evento representa um passo significativo na construção de uma comunidade acadêmica globalizada e reforça a posição da USP como uma instituição de destaque no cenário internacional.

O workshop não apenas proporcionou insights valiosos, mas também consolidou o compromisso da USP em moldar o futuro da educação superior por meio da internacionalização, destacando a importância estratégica da pós-graduação nesse processo.