IEE organiza Seminário Internacional sobre Emissões de Carbono

O NUPPREC – Núcleo de Pesquisa em Políticas e Regulação de Emissões de Carbono do IEE organiza o Seminário II WORKING GROUP ON CARBON EMISSIONS POLICY AND REGULATION, no próximo dia 29 maio de 2013, na Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95 – Centro – São Paulo. O evento será realizado em inglês sem tradução.

Inscrições exclusivamente por e-mail – comunicacao@iee.usp.br enviando nome/e-mail/cargo/instituição

O NUPPREC/IEEUSP – Núcleo de Pesquisa em Políticas e Regulação de Emissões de Carbono é um núcleo de apoio à pesquisa criado em 2012 que tem como objetivo geral de suas diversas atividades, promover e apoiar a discussão entre acadêmicos e pesquisadores com o intuito de fortalecer e efetivar a participaçào dos mesmos nos fóruns onde ocorrem as decisões políticas relacionadas com as mudanças climáticas globais. Nesse contexto o NUPPREC está organizando uma série de grupos de trabalho (GTs) para promover a discussão de diferentes políticas e regulações que podem ser úteis para reduzir as emissões de GEE no Brasil e em outros países emergentes.

No primeiro GT (realizado em março/2013) foi avaliada a situação atual, na qual se destaca o Protocolo de Kyoto e seus mecanismos para mitigar as emissões de GEE e as suas limitações e a emergência de novos mecanismos, políticas e regulações que possam viabilizar o controle das emissões.

Neste segundo GT pretende-se avançar na mesma linha de discussão sobre políticas e regulações existentes e também discutir sobre as novas propostas que estão sendo consideradas em regiões geográficas que estão na vanguarda das políticas climáticas no Brasil e no exterior.

Como resultado dos GTs espera-se produzir uma publicação com a análise crítica da atual situação do quadro regulatório e as diferentes propostas que emergirão das discussões.

Confira a Programação:

08h30 – Registration

09h00 – Opening session – José Goldemberg, IEE/USP (TBC)

09h15 – Panel I – International Agreements on Climate Change: Challenges and Opportunities for Policy and Regulation in Brazil
Emilio Lebre La Rovere, COPPE/UFRJ
Alberto Amaral, FD/USP
Fernando Rei, FD/UNISANTOS (TBC)
Chairman: André Felipe Simões, EACH/USP
Moderator: Ana Nusdeo, FD/USP