Grand Challenges Explorations oferece prêmios a projetos inovadores

Estão abertas inscrições para o “Grand Challenges Explorations”, programa da Fundação Gates, que oferece 100 mil dólares a projetos inovadores em saúde, agricultura e desenvolvimento. O prazo para concorrer se encerra em 7 de maio às 15h30 (horário de Brasília). Para ajudá-lo na inscrição, a fundação preparou um guia com dicas do que os revisores do programa consideram essencial para a aprovação do projeto. Para acessar o documento, basta clicar aqui. Importante lembrar que as soluções devem ter potencial para gerar impacto em países em desenvolvimento.

Os projetos também têm de atender um dos cinco desafios descritos abaixo:

– Desenvolvimento de uma nova geração de preservativos

– O Conceito de Saúde Única: a Convergência entre as Saúdes Animal e Humana na Busca Por Novas Soluções

– Aumentando a Interoperabilidade de Dados Sociais de Qualidade

– Novas Abordagens para Detecção, Tratamento e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas

– Inovações que Facilitem o Trabalho de Mulheres em Pequenas Lavouras

Para uma descrição completa dos 5 tópicos em português clique aqui.

Modelo de financiamento

São oferecidos 100 mil dólares aos projetos vencedores. A Fundação Bill & Melinda Gates fechou uma parceria com 17 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Se um projeto for contemplado pelo GCE, a Fundação do estado do pesquisador vai oferecer um adicional de 50 mil a 100 mil dólares. Projetos premiados que demonstrarem sucesso poderão concorrer a um financiamento adicional no valor de 1 milhão de dólares. Confira aqui um resumo das propostas premiadas nas últimas edições.

Quem pode se inscrever

O programa não exige do candidato qualquer titulação acadêmica, mas seleciona projetos com base em sua solidez e potencial de inovação. O GCE está aberto a estudantes, pesquisadores e cientistas de diversas áreas. Jovens empreendedores da iniciativa privada e de ONGs também podem concorrer.

Como participar

As inscrições são online e em inglês e vão até o dia 7 de maio às 15h30 (horário de Brasília). Não é necessário enviar dados preliminares. O candidato deve apresentar sua proposta de forma clara em apenas duas páginas, explicando por que ela é inovadora, que impacto ela pode gerar e como a ideia vai demonstrar sua aplicabilidade. Propostas fora dos cinco temas não serão consideradas. Acesse aqui dicas de como preencher a proposta.