FFLCH presta homenagem ao professor Stuart B. Schwartz

No próximo dia 13 de maio, o Departamento de História e a Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH-USP, organizam a Jornada de Estudos em homenagem ao professor Stuart B. Schwartz por ocasião de sua aposentadoria na Universidade de Yale, onde leciona as disciplinas de História do Brasil e História da América Latina desde 1996.

Nesses últimos 50 anos, o professor Stuart B. Schwartz formou mais de duas gerações de historiadores brasileiros, com os quais mantém convivência assídua em colóquios, pós-doutoramentos e pesquisas compartilhadas. Ele é autor de dezenas de artigos e de livros seminais que renovaram as interpretações históricas sobre a estruturação das sociedades escravistas coloniais na América portuguesa, na América hispânica, assim como na região do Grande Caribe, espaço de experiências trans-imperiais e pluri linguísticas.

Stuart Schwarz iniciou a carreira profissional estudando o funcionamento da Justiça régia no Brasil nos séculos dezessete e dezoito, obra que foi traduzida para o português em 1979 (Burocracia e sociedade no Brasil Colonial publicada pela editora Perspectiva). Em 1988,  a publicação do livro: Segredos Internos, engenhos e escravos na formação da sociedade colonial (Cia das Letras) teve enorme impacto na historiografia brasileira na medida em revelou novos aspectos da vida dos escravizados e senhores de engenho nas unidades de produção açucareira na Bahia colonial.  Em 1993, ele ministrou seu primeiro curso no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH; retornando à USP, em 2013 para lecionar a disciplina sobre a história socioambiental de cinco séculos de furacões no Caribe, publicado no Brasil em 2021 (Cia das Letras).

O professor Stuart B. Schwartz recebeu no último dia 20 de Abril uma série de homenagens dos colegas e orientandos do Centro de Estudos Latino Americanos na Universidade de Yale. Em junho próximo, receberá o título de professor honoris causa na Universidade Nova de Lisboa. Stuart Schwartz é também honoris causa na Universidade Católica do Peru, na Universidade Federal do Paraná, na Universidade Federal da Bahia, além de ser membro honorário de numerosas sociedades científicas de excelência em diversos países.  Em 1994, tornou-se cidadão honorário da Cidade de Salvador (Bahia), e em 2002 recebeu a comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul ofertada pelo Estado Brasileiro.

Sua contribuição à historiografia brasileira será objeto de debate no dia 13 de Maio com a participação de colegas oriundos das universidades paulistas, mineiras e fluminenses. O evento será transmitido pelo canal da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas e pelo Canal da Cátedra Jaime Cortesão a partir das 14 h até às 18h30.

Publicado em 07 de maio de 2024