FAU recebe evento “Das cidades Inteligentes às Cidades MIL na visão de UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais”

No dia 30 de abril, será realizado o evento “Das cidades Inteligentes às Cidades MIL na visão de UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais. no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), das 14h às 18h.  O evento gratuito reunirá os cinco agentes da inovação nas cidades: fazedores de políticas, educadores, empresários, artistas e cidadãos comuns para debater sobre novos caminhos e estratégias para desenvolver as cidades.

Entre os painelistas confirmados estão Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Rosana Hermann, apresentadora e escritora; Wellington Nogueira, ator e fundador dos Doutores da Alegria; Carmen Marta Lazo, professora titular e diretora de cursos de extensão e do grupo de pesquisa Informação Midiática da Universidade de Zaragoza (Espanha); José Antônio Gabelas Barroso, da Universidade de Zaragoza (Espanha); Devanir Cavalcante, embaixador do Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS no Brasil; Thomas Law, presidente do Instituto Ibrachina; Marilene Proença Rebello Souza, professora titular na Universidade de São Paulo (USP); Nabil George Bonduki, político e professor titular da Universidade de São Paulo;  Profa. Dra. Rita de Cassia Lima de Castro, Professora do Programa de Integração Latino-americana (PROLAM) da USP;  Prof. Dr. Felipe Chibás-Ortiz Co-líder Internacional do Grupo de Inovação da UNESCO MIL ALLIANCE e Vice coordenador do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL(CIIDCMIL) da Universidade de São Paulo (USP).

O 1º Encontro “Das cidades Inteligentes às Cidades MIL na visão de UNESCO: fator relacional, visões nacionais e internacionais é um evento organizado pelo Programa de Integração da América Latina e Caribe da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), o Grupo internacional de pesquisa Criatividade, Inovação, Comunicação, Marketing e Cidades da USP (CRIARCOMC), assim como a UNESCO MIL ALLIANCE.

O objetivo fundamental deste evento é debater sobre as ideias, estratégias, políticas e boas práticas que podem ir na linha das Cidades MIL de UNESCO para contribuir na prática a transformar os espaços urbanos utilizando tecnologias com ética, valorizando as diversidades e transcendendo barreiras culturais e desigualdades.

A programação do evento contará com dois painéis, o primeiro às 14h e o segundo às 16h que debaterão sobre as ações e experiências mundiais que tenham enfoque MIL, em relação ao combate às fake newsdeep fakes e discurso de ódio, combate às desigualdades, o papel do urbanismo e a Inteligência Artificial (IA) na construção dessas cidades, inclusão digital e a regulamentação das tecnologias com a IA.

O evento é uma preparação para o IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, que acontecerá na USP em novembro, também organizado pelo Programa de Integração da América Latina e Caribe da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP).