Delegação da Macao Heritage Ambassadors Association visita a USP

No dia 28 de julho de 2015, o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, reuniu-se com representantes da Macao Heritage Ambassadors Association (China). Na presença do diretor adjunto na área de Relações Acadêmicas Internacionais da Agência USP Internacional, Maurício da Silva Baptista, foram discutidas possibilidades de intercâmbio entre as entidades, após apresentação das instituições.

Iniciado em 2001 e oficializado em 2004, a Macao Heritage Ambassadors Association foca na preservação e no encorajamento de práticas culturais na ilha chinesa de Macau. Em fevereiro de 2014, ainda, foi criada uma unidade com maior enfoque em pesquisa e política cultural. A associação, cujo lema é “Heritage Conservation – The Key of Cultural Transmission” (em tradução livre: “Conservação da Herança: a Chave à Transmissão Cultural”), estimula roteiros culturais aos mais de dez mil turistas recebidos desde a sua fundação, por meio de danças, performances e poesias, entre outros.

Apesar da maioria massiva de sua população de mais de 600 mil habitantes falar o idioma chinês (com sua variação local de dialeto), a ilha de Macau tem duas línguas oficiais – sendo a segunda o português, em razão da colonização por Portugal. Já em fase de cooperação mais avançada com a FFLCH, principalmente no departamento de Letras, há o intercâmbio de estudantes e professores da ilha chinesa à USP, com o objetivo de proporcionar aos chineses maior contato com o idioma português. Foi enfatizado, assim, o estímulo aos moradores da ilha ao aprimoramento na língua portuguesa, de forma a abrir possibilidades mais concretas de intercâmbio na USP, bem como de maneira a valorizar a própria história.