Consórcio CALDO promove palestra na USP

Aconteceu na USP, no dia 1º de outubro, logo depois do evento “Imagine estudar no Canadá”, uma palestra com representantes das universidades University of Alberta, Université Laval, Dalhousie University e University of Ottawa, que compõem o Consórcio de Universidades CALDO.

Com opções de pesquisa nas áreas médicas, química, nanotecnologia, entre outras, os representantes esperam reforçar os laços entre as universidades e a USP em um futuro próximo. Atualmente a ponte de intercâmbio é o programa Ciência sem Fronteiras do governo federal, mas a perspectiva é de desenvolver mais caminhos para os estudantes e pesquisadores.

Os programas já consolidados para os estudantes de graduação foram o foco da apresentação das universidades, mas se falou nas condições possíveis para a pós-graduação, priorizando o contato direto entre os professores para viabilizar o financiamento e reconhecimento das pesquisas em ambos os países. Mesmo com a barreira da língua, se espera aumentar o número de intercambistas para preencher todas as vagas disponíveis no acordo firmado via “Ciência sem Fronteiras”.