Conferência USP 2024 apresentou os desafios para a universidade

No dia 8 de março de 2016, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) promoveu a Conferência USP 2024, como parte da comemoração do octogésimo aniversário da Universidade de São Paulo, com o objetivo de discutir os desafios e metas da universidade durante os próximos anos.

Na ocasião, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, abriu a conferência destacando a permanência da instituição “universidade” ao longo da história, e seus principais desafios: a adaptação da Universidade ao contexto e necessidades da sociedade em que se insere ao longo do tempo; a diversidade de seus programas (as universidades são diferentes umas das outras) e o serviço de propósito relevante à sociedade

Ao se tratar de países em desenvolvimento, como muitos casos na América Latina, o papel da Universidade é ainda mais relevante como ferramenta de transformação nos âmbitos social e econômico. Nesse sentido, a USP convidou reitores e diretores das universidades parceiras a compartilhar experiências e pontos de vista e a caminharem juntos nos próximos anos da universidade.

O ex-reitor da USP, José Goldemberg, salientou a grande responsabilidade de uma universidade pública em responder às aspirações da população, por, entre outros fatores, seu alto custo à sociedade. Embora esteja entre as 200 melhores universidades no ranking mundial, Goldemberg questionou que pontos podem ser aprimorados para que o nível de qualidade da produção acadêmica seja cada vez mais elevado.

Por sua vez, o ex-reitor, Jacques Marcovitch, vê a conferência como uma oportunidade de expandir e explorar novas fronteiras para a USP, dando continuidade ao permanente processo de revolução em que ela  se encontra. O palestrante convidou a plateia a pensar quais ferramentas podem ser utilizadas para se garantir uma boa avaliação e maneiras de transformar as adversidades em capacidades, sempre pensando nas gerações que estão por vir.

Já o presidente da Aucani, Raul Machado Neto, celebrou a parceria com outras universidades de excelência e toda a publicação acadêmica resultante dessa rica troca. Nesse sentido, reforçou a necessidade dessas relações, bem como o compromisso acadêmico e respeito mútuo em que devem ser baseadas.

Jan-Hendrik Olbertz, reitor da Humboldt-Universität zu Berlin, em sua palestra, explicou os três pilares da universidade, a saber: o ensino da ciência através da educação, a unidade entre pesquisa e ensino e a liberdade acadêmica. Numa cidade em constante mudança como Berlin, Olbertz relatou a preocupação em seguir os ideais dos fundadores da universidade ao mesmo tempo em que são necessários os movimentos de constante redescobrimento e de se reinventar. Também foram discutidas medidas para aumentar a visibilidade mundial da universidade e como manter o seu sucesso em um meio cada vez mais competitivo.

A vice-reitora da Universidad de Buenos Aires (UBA), Nélida Cervone, destacou a importância em se unir a tradição e a inovação na universidade. Os desafios vão no sentido da adequação às rápidas mudanças nos paradigmas do conhecimento, através de medidas como programas interdisciplinares, de inovação pedagógica e internacionalização do ensino.

Kyosuke Nagata, reitor da University of Tsukuba, salientou em seu discurso a relevância da colaboração entre universidade e indústria no sentido de se promover o desenvolvimento e a comercialização. Também deu um panorama geral das tendências políticas e reformas nas universidades japonesas, como o fortalecimento da educação, o aumento da capacidade de pesquisa e reformas nas governanças. Por fim, citou programas que têm sido aplicados como possíveis de formar profissionais competentes globalmente, como programas de inovação, liderança e internacionalização.

O evento contou ainda com as falas dos reitores das universidades francesas – Université Jean Moulin Lyon 3, Jacques Comby, e Université Sorbonne Paris Cité, Jean-Yves Merindol, que abordaram a questão da avaliação e organização institucional.

Crédito foto: Nilton Fukuda (Jornal O Estado S. Paulo)