UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Comunicado especial a quem for ao Japão ou enviar itens para o país

A AUCANI informa que, devido ao novo surto de Peste Suína Africana, o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão anunciou a proibição da entrada de produtos de gado no país. O surto de doenças infecciosas animais malignas, como a Febre suína africana (ASF), é uma grande preocupação do governo japonês.

Caso esteja planejando visitar o Japão, atente-se aos itens proibidos:

1. Está sujeito a uma penalidade o envio de produtos de gado, ovos, produtos à base de carne que incluem linguiça, salsicha, presunto, carne seca, bolinhos etc. na bagagem de passageiros, itens de postagem ou qualquer outros pertences que enviamos ao Japão.

2. Prisão de 3 anos ou menos ou multa de 1 milhão de ienes será imposta na importação de produtos animais para o Japão.

3. Não apenas a Comunidade USP, mas também sua família e / ou amigos precisam estar cientes da proibição de produtos animais para o Japão.

Se, por acaso, você recebeu produtos à base de carne sem inspeção, você deve notificar o Serviço de Quarentena de Animais mais próximo imediatamente. Se esses produtos forem importados ilegalmente, você poderá ser multado em até 1.000.000 ienes e arriscar 3 anos de prisão.

 

Produtos que precisam ser desinfetados

Por favor, não leve ou envie roupas de trabalho sujas, sapatos de trabalho ou botas que não estejam devidamente limpas após o uso.

Pessoas que visitaram lugares com animais domésticos no exterior ou pessoas que entrarão em contato com animais domésticos no Japão, devem declarar no balcão de quarentena de animais na área de retirada de bagagem.

Não entre em contato com animais domésticos.

Não entre em contato com animais domésticos dentro de uma semana antes de ir para o Japão e por uma semana depois de chegar ao Japão.