Competição de robótica reúne universitários de diversos países na Poli/USP

A Escola Politécnica da USP recebe, em julho de 2013, o ROBOCON´13, evento realizado anualmente que reúne grupos de universitários de diversas instituições internacionais, entre elas universidades francesas, japonesas, chinesas, além da própria Poli/USP. Os grupos estão desenvolvendo seus projetos até quinta-feira, dia 18 de junho, nas dependências da Escola Politécnica da USP. A competição final será realizada no dia 19 de julho, às 14h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, junto com o Festival do Japão.

O Robocon tem sido realizado desde 1990, reunindo grupos de alunos provenientes de diversas universidades, como o Tokyo Institute of Technology, Tokyo Denki University, National University of Seoul, Escola Politécnica da USP, além de universidades chinesas, francesas, tailandesas, de Marrocos e Cingapura. No evento, os universitários são distribuídos aleatoriamente em grupos para realizar um projeto específico. As universidades participantes revezam a hospedagem do evento. Em 2011, o evento foi realizado em Boston, EUA, e em 2012, em Tóquio, Japão.

Os grupos são mistos, ou seja, cada time é composto por um representante de cada país. Durante o período de aproximadamente 15 dias, as equipes devem superar as barreiras culturais, para projetar, construir e participar da competição de protótipos, a fim de definir o melhor projeto por meio de uma competição. A competição visa fomentar e desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal para o trabalho em equipe internacional. Para o professor da Poli/USP e um dos organizadores do evento, Gilberto Francisco Martha de Souza, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli/USP, o evento dá aos alunos um aprendizado interessante tanto do ponto de vista do trabalho em grupo, quanto no exercício do projeto de máquinas e criatividade, além de ser uma experiência de intercâmbio com estudantes de diferentes países e culturas.

A edição brasileira do ROBOCON contou com o apoio do Festival do Japão e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), e foi organizado por docentes do Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos da Poli/USP.