Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

CoFund da União Europeia lança segundo edital de bolsas Beware

Estão abertas as inscrições, até 16 de outubro de 2020, ao segundo edital Beware Grants, bolsa oferecida pela CoFund da União Europeia para pesquisadores internacionais. Trata-se do financiamento de 75 pesquisadores (doutores ou com experiência de 4 anos em P&D) para um período de 18 a 36 meses. Os candidatos dividem o seu tempo entre uma empresa belga e uma universidade, instituição de ensino superior ou centro de pesquisa.

Os objetivos são: atrair pesquisadores altamente qualificados na Valonia e Bruxelas no quadro de um projeto inovador para dar um upgrade na carreira assim como dinamizar a pesquisa e economia na Valonia e em Bruxelas, aumentando a visibilidade destas regiões no nível internacional e criando parcerias internacionais de longo prazo.

Elegibilidade: o pesquisador deve ter 4 anos de experiência no ramo de P&D ou um PhD. Não pode ter passado mais de 12 meses na Bélgica durante os últimos 36 meses.

Elegibilidade dos parceiros na Bélgica: todas as empresas belgas estão elegíveis, junto com um centro de pesquisa, uma universidade ou uma instituição de ensino superior. O pesquisador recebe um contrato de 18 até 36 meses e divide o seu tempo entre a empresa (50%) e o centro de pesquisa, a universidade ou a instituição de ensino superior (50%).

Todas as áreas de pesquisa são elegíveis, numa base bottom up e devem demostrar um aspecto inovador e/ou possibilitar uma transferência de tecnologia. O orçamento total é de 20 milhões de euros e o contrato de pesquisa prevê um salário bruto de cerca de 80 mil euros/ano, um orçamento para mobilidade (3 mil euros / ano), um orçamento de laboratório para a supervisão do pesquisador (6 mil euros / ano).

O processo de avaliação acontece em 3 etapas: 1) avaliação interna 2) international peer review e 3) comitê de seleção baseado em critérios como candidato, unidade de acolhimento do projeto, projeto, impacto e durabilidade.

Contato: Julie Dumont – als.brazil@gmail.com para mais informações e identificação de parceiros.

Para mais informações sobre o edital, acesse aqui.

Confira também o vídeo institucional explicativo sobre a bolsa aqui.