UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Humboldt-Universität zu Berlin (Alemanha) promove a Berlin Science Week com a participação da USP

SAÚDE PLANETÁRIA: O QUE PODEMOS APRENDER COM A CIDADE MULTISPECIE?

EMBAIXADA DO BRASIL EM BERLIM, BERLIN UNIVERSITY ALLIANCE | LAURA KEMMER, ANTONIO MAURO SARAIVA, SANDRA JASPER, JAMIE-SCOTT BAXTER, ULRIKE BEISEL, TÚLLIO DA SILVA MAIA, ROBERTO JAGUARIBE, CHRISTOPH SCHNEIDER, Ж, PIA RAFALSKI – ESTA CONVERSA TRANSDISCIPLINAR EXPLORARÁ COMPLEXIDADES E CONTRADIÇÕES DA ‘CURA PLANETÁRIA’ E USO DA NATUREZA URBANA COMO REMÉDIO PARA O MAL-ESTAR HUMANO

A Saúde Planetária nos mostra como a saúde humana não é mais separável da saúde dos animais, das plantas e dos ecossistemas. Como conceito, exorta-nos a compreender como os processos provocados pelo homem, como a crise climática, a urbanização, a destruição de habitats, a poluição e a toxicidade, têm repercussões tanto no mundo “natural” como no “social”. No entanto, foram poucas as ocasiões em que o conceito foi discutido de forma transdisciplinar, entre as ciências naturais e as ciências sociais.

Nosso evento atravessa as fronteiras entre Brasil e Alemanha, biologia e antropologia, engenharia e estudos urbanos. Ele une especialistas consagrados em saúde planetária do Brasil com pesquisadores baseados em Berlim que exploram a saúde global através de lentes de cidades multiespécies. Junte-se a nós e conheça as possibilidades e limitações de traduzir “saúde planetária” para estudos que examinam iniciativas urbanas para melhorar as relações homem-meio ambiente.

EVENTO PÚBLICO VIA TRANSMISSÃO AO VIVO E NO LOCAL DA EMBAIXADA DO BRASIL. POR FAVOR REGISTRE.

Este evento pode ser assistido digital ou pessoalmente. Se você quiser participar do evento no local, reserve sua vaga aqui.

Pouco antes do início do evento, a transmissão poderá ser acessada por meio deste link. Será no dia 1º de novembro de 2023 às 14h30 (horário de Berlim).