Alunos USP são selecionados para o Programa Fórmula Santander

Dois graduandos da Universidade de São Paulo (USP) foram contemplados na 8ª edição do Programa de Bolsas Fórmula Santander, promovido pelo Santander Universidades, após serem selecionados no edital interno gerenciado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

No total, foram 100 alunos selecionados de várias universidades brasileiras, que foram premiados no dia 10 de novembro de 2017, no Autódromo de Interlagos, durante o treino livre de Fórmula 1, e puderam conhecer um pouco dos bastidores, visitando os boxes das equipes.

Na cerimônia, estiveram presentes o vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, bem como reitore, representantes das IES brasileiras parceiras do Santander, e executivos do banco. O vice-reitor da USP ressaltou que “vocês, alunos, vão se beneficiar, mas a Universidade também se beneficia com essa troca de experiências e novos olhares na formação”.

Confira os depoimentos dos alunos da USP selecionados:

• Thaís Araújo Fernandes, estudante do 6º semestre de Terapia Ocupacional do Departamento de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Fofito) da Faculdade de Medicina (FM), que realizará intercâmbio no 1º semestre de 2018 para o Instituto Politécnico de Beja – Portugal

“Na cerimônia, participaram estudantes de diversos estados brasileiros e foi possível visualizar nossa potência e riqueza cultural. Muitos deles, assim como eu, terão a primeira oportunidade de viajar e estudar em outro país, algo que com certeza renderá experiências transformadoras, para nós, intercambistas, mas também para nossos pais, amigos da faculdade de origem, colegas que teremos no país de destino e nossos futuros colegas de profissão. Acredito que, no intercâmbio, poderei compartilhar o contexto e a atuação da Terapia Ocupacional brasileira, apresentar nosso Sistema Único de Saúde e exibir experiências que tive na USP no campo do ensino, pesquisa e extensão. E para além de compor minha formação acadêmica, vejo que a vivência trará crescimentos pessoais e ricas trocas culturais”.

•  Lucas Eduardo Kava, graduando em Ciências Econômicas, FEARP

“O privilégio de poder sair do país por um curto período de tempo é muito gratificante, uma vez que nos é dada a oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e lugares. Sem esse tipo de subsídio, esse sonho não seria possível. O contato com a diversidade nos permite não só evoluir enquanto alunos, mas também como cidadãos que precisam enfrentar um mundo cada vez mais globalizado e cosmopolita.

A comemoração dos cem bolsistas do programa Fórmula Santander, que ocorreu durante o treino da Fórmula 1, foi bem marcante porque tivemos contato com alunos de todos os cantos do Brasil; sendo possível que pudéssemos compartilhar nossas aspirações, medos e ansiedades – ter a certeza que existe outros alunos na mesma situação que nós – de uma fase de nossa vida que, com absoluta certeza, nos marcará pra sempre.”