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Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

USP participa de competição internacional sobre planos de negócios

Alunos USP participaram da Business Plan International Competition com o tema Sustainable concepts for inteligente future vehicle mobility, realizada na Universidade de Bayreuth, Alemanha. Competição que acontece desde 2007, da qual a USP participou como uma das universidades pioneiras, foi realizada este ano na cidade alemã pelas universidades parceiras, sob a liderança dos professores Betty Chan e Chiming Chan, da Hong Kong University of Science and Technology, dos coordenadores locais, Volker Altstadt, Stefan Seifert e Sascha Schweitzer, da Universidade de Bayreuth; John Quanton e Kate Westmeyer, da Indiana University at Urbana-Champaign, Estados Unidos, e Marcelo Becker e Sergio Perussi Filho, representando a Universidade de São Paulo.

Durante o evento, 48 alunos, sendo 12 de cada universidade, foram agrupados em 8 grupos de 6 alunos, multinacionais, para o desenvolvimento de planos de negócios e a criação de empresas voltadas para solucionar problemas de mobilidade urbana usando veículos elétricos. Essa atividade foi realizada de forma intensa, com diversas fases, incluindo a concepção do negócio, a análise do ambiente competitivo, a criação de estratégias funcionais, a análise da viabilidade econômico-financeira e a criação da estratégia de lançamento e penetração no mercado. Todas essas atividades foram realizadas com forte interação entre os alunos e a intensa busca de informação sobre o mercado e as tecnologias envolvidas, complementadas com visitas a empresas locais de base tecnológica envolvidas com a temática. Com o apoio, monitoramento e acompanhamento crítico do processo pelos oito professores coordenadores, o trabalho envolveu apresentações parciais dos resultados pelos alunos e foi finalizado com a apresentação do plano de negócio para uma banca de quatro executivos e empresários da região de Bayreuth, incluindo dois representantes de empresa do segmento automobilístico, um ex-prefeito da cidade, hoje empresário de indústria local, e um expert em marketing e consultor de negócios empresariais.

No evento final, que contou com a participação do reitor da Universidade de Bayreuth e de um diretor da Câmara de Comércio local, além dos avaliadores dos planos e dos professores coordenadores, foram apresentados 8 planos de negócios, tendo saído vencedora a equipe do plano denominado CargoRope, que teve a participação dos alunos Ana Cecilia Castro e Diego Petrella, da USP, além de mais 4 alunos das universidades parceiras. Além disso, a aluna Ana Cecilia Castro foi também agraciada com o prêmio de melhor apresentadora do Plano de Negócio, em votação feita pelos próprios alunos de todas as universidades que participaram da competição.

A ideia do negócio vencedor foi utilizar a capacidade não utilizada de carga dos teleféricos, que usualmente transportam apenas pessoas, para transportar cargas, em um processo de “encaixe” de um compartimento removível embaixo das unidades transportadoras de pessoas, o que envolve o desenvolvimento de uma tecnologia de encaixe e também uma série viável de alterações nas estações de carga e descarga, mas com resultados interessantes quando se considera o transporte de cargas para “morro acima” em lugares em que tem sido empregado esse tipo de transporte. Segundo o grupo, mais de 20 projetos de teleféricos estão planejados para serem colocados em prática em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento para amenizar problemas de mobilidade urbana. Outro projeto, que recebeu a segunda colocação, denominado PanoSolar, foi idealizado para adequar ônibus com módulos solares transparentes (especialmente ônibus de “sightseeing tour”), dotando-os de acabamento em vidros solares transparentes, aumentando a visibilidade dos turistas e ao mesmo tempo fornecendo energia para amenizar o uso de energia fóssil. O grupo terceiro colocado, denominado Smart2Park, projetou um negócio à base de aplicativo para smartphone para auxiliar as pessoas a encontrar espaços nos estacionamentos de grandes cidades, reduzindo o tempo de procura, o consumo de combustível e gerando vantagens para os estacionamentos e comércio do entorno.

O evento, projetado para propiciar o desenvolvimento dos alunos em um ambiente de trabalho multicultural, propiciando assim a formação de futuros líderes para a área tecnológica e de negócios, contou ainda com visitas às empresas e uma série de atividades culturais, compreendendo tour culturais e visitas a cidades e instituições da região da Upper Franconia, na Bavária, onde está localizada a cidade de Bayreuth. Assim, foram feitas visitas às instalações da New Materials GmbH de Bayreuth, uma instituição de pesquisa na área de materiais poliméricos, na empresa Brose, um dos principais fornecedores globais de componentes de automóveis, da região de Bamberg, e na empresa Continental, de Nuremberg, uma das gigantes da indústria automobilística e com fortes investimentos em tecnologia para carros elétricos, que segundo representantes dessa empresa, deverão passar dos atuais 23.000 atualmente rodando, para pelo menos 1 milhão até o ano 2025, na Alemanha.

Para o prof. Chiming Chan, da Universidade de Ciências e Tecnologia de Hong Kong, idealizador da competição, o evento foi um sucesso, já que “depois de oito iterações , estamos felizes em ver que temos encontrado uma fórmula para uma estreita parceria de várias universidades em um intensivo concurso internacional de plano de negócios de conteúdo rico e que promove o desenvolvimento de futuros líderes”. Já para a prof. Dr. Betty Lin, líder na coordenação dos trabalhos, da mesma universidade, “a oportunidade de co-orientar alunos de alto potencial de universidades ao redor do mundo em um ambiente multidisciplinar é uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora , apesar da programação exigir muito dos alunos e dos professores. Para os coordenadores do time USP, a participação foi extremamente enriquecedora para os alunos. Segundo o prof. Marcelo Becker “ver os alunos brasileiros envolvidos com projetos de mobilidade urbana, focando tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento, em um ambiente multicultural, é a certeza de que estamos formando bons profissionais e contribuindo para que tenhamos novas lideranças na área tecnológica. O tema da mobilidade usando veículos elétricos vai desencadear muitos novos negócios para viabilizar a sua ampla difusão”. Da mesma forma, o prof. Sergio Perussi Filho, enfatiza essa importante participação do time da USP, acrescentando o trabalho feito pela equipe da Agência USP de Inovação. Segundo ele “esse foi um projeto que envolveu muito trabalho, desde a firme disposição do prof. Vanderlei Bagnato, coordenador da AUSPIN, em apoiar e dar as condições para que o time pudesse participar do evento, até todo o trabalho da seleção, que contou com o amplo apoio da equipe da AUSPIN e de forma específica da funcionária Selma Shibuya, do prof. José Antonio Lerosa de Siqueira, coordenador das ações locais, e de outros parceiros do projeto”. Finalizou fazendo um elogio aos alunos que lá ainda permaneceram após a competição ao dizer que “levamos um time forte, composto de alunos de engenharias, administração, ciências contábeis, biologia, arquitetura entre outros, fluentes em inglês, que deram uma contribuição enorme aos grupos em que eles trabalharam. Temos a certeza que representaram à altura a força da USP nessa competição e que retornarão mais forte ainda para serem líderes inovadores e empreendedores aqui no Brasil”. Para o prof. Vanderlei Salvador Bagnato, coordenador da AUSPIN, que viabilizou todo a estratégia e o processo operacional para que a USP participasse do evento, “esta foi mais uma ação para incentivar a formação de líderes empreendedores e para a internacionalização de nossos alunos, o que soma ao esforço para tornar a USP uma universidade cada vez mais estimuladora da inovação e do empreendedorismo”.

Equipe vencedora da 8ª edição do Technology and Management International Business Plan Competition: da esquerda para a direita, Kangliang Chen (“Clark”) de Hong Kong, Philipp Heidenreich de Bayreuth, Neel Desai de Illinois, Ana Cecília de Castro e Diego Petrella de São Paulo e Andrea Cella de Illinois.

O projeto vencedor, “Cargo Rope”, propôs uma solução inovativa e de baixo custo para distribuição de cargas em áreas com teleféricos.

Com informações da Agência USP de Inovação.