UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

II Encontro de Internacionalização acontece em Ribeirão Preto

No dia 30 de outubro de 2012, as Comissões de Relações Internacionais das Unidades e a Seção Técnica de Apoio ao Visitante Estrangeiro da Prefeitura do Campus, promoveram o II Encontro de Internacionalização do Campus USP de Ribeirão Preto, um evento que visa divulgar oportunidades de intercâmbio a alunos de graduação e pós-graduação da Universidade.

O evento contou com duas mesas redondas, uma sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras, da qual participaram o professor Antônio Carlos Vieira Coelho, Assessor de Apoio à Cooperação da VRERI-USP, e a Sra. Amanda Olímpio de Menezes, Assessora da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, mediados pelo professor Klaus Hartmann Hartfelder, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e outra sobre o Programa de Bolsas USP: Mérito Acadêmico e Empreendedorismo, da qual participaram também o professor Antônio Carlos Vieira Coelho e a Sra. Selma Shibuya, Analista Administrativo da Agência USP de Inovação, mediados pela professora Luciana Romano Morilas, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

Além disso, as alunas Emily Rasquini Arnas e Rachel Torres Salvatori, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), apresentaram suas experiências de intercâmbio no Canadá e Espanha, respectivamente, mediadas pela professora Maria Helena Larcher Caliri, Presidente da Comissão de Relações Internacionais da EERP.

Após a apresentação das estudantes, o professor Aluísio Augusto Cotrim Segurado, Membro do Conselho de Relações Internacionais da VRERI-USP, falou sobre a University Global Partnership Network (UGPN), rede da qual a Universidade de São Paulo faz parte. A seguir o Sr. José Augusto Lahoz do Prado, Gerente Especialista da Divisão Santander Universidades falou sobre as parcerias com a USP e das oportunidades de bolsas oferecidas pelo Santander Universidades. Ao final, houve ainda sorteio de diversos brindes como uma surpresa aos participantes.

Merece destaque também, as participações da Sra. Eliana Junko Takara, Assessora Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, divulgando as bolsas MEXT do governo japonês e as oportunidades de pós-doutorado no Japão (por meio do Ciência sem Fronteiras); da Sra. Érika Watanabe, Coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras da Latino Australia Education, representante oficial do Group of Eight de Universidades Australianas e das Sras. Ieda Itsuco Uno e Ana Elisa Medeiros Barbar, do Consulado da Alemanha.

Fonte: PUSP-RP.