Global Research Academy: fase final da escola de verão trilateral ocorre na USP

Global Research Academy, uma escola de verão interdisciplinar para estudantes de doutorado lançada pela Universidade de São Paulo, em parceria com a Freie Universität Berlin (Alemanha) e a King’s College London (Reino Unido), concluiu suas duas primeiras fases em julho de 2022 e realizará sua terceira e última fase entre 25 de fevereiro e 2 de março em São Paulo. Na Universidade de São Paulo, o evento ocorre no Instituto de Matemática e Estatística.

A plenária de abertura da fase final ocorreu no dia 27 de fevereiro às 9h30, com transmissão pública por este link. Para os interessados em saber mais detalhes, o evento fechado tem a programação realizada conforme este link.

O programa foi desenvolvido em conjunto e acompanhado por acadêmicos das três universidades: pela Universidade de São Paulo, o Prof. Fábio Kon (Ciência da Computação), pela King’s College, o Dr. Robert Cowley (Geografia) e, pela Freie Universität Berlin, o Prof. Sérgio Costa (Sociologia).

O cronograma do evento consiste em seminários teóricos e muitas visitas a iniciativas sustentáveis ​​locais nas cidades. Em Londres, por exemplo, o grupo visitou o bairro de King’s Cross, que está se reinventando dentro de uma iniciativa de regeneração urbana. Em Berlim, os participantes visitaram a Universidade Flutuante e também a iniciativa 100% Tempelhofer Feld. A programação em São Paulo é bastante completa acadêmica-culturalmente e abarca visitas a parques, ao centro histórico e a algumas iniciativas sustentáveis da capital paulista.

O grupo internacional de participantes é composto por dez estudantes de doutorado de cada uma das três universidades. Esse grupo, por sua vez, se divide em grupos de trabalho menores, que terminam projetos sobre o tema ‘Cidades Sustentáveis’ nesta fase final da Escola de Verão. O objetivo é conectar os jovens pesquisadores das três universidades e publicar um artigo sobre os projetos do grupo. Abaixo estão os temas abordados para os projetos:

– Distribuição de áreas verdes pela cidade;
– Abrigos em temperaturas extremas e população de rua;
– Importância da participação pública em criação e manutenção dos espaços públicos urbanos;
– Acesso à água (como recurso de lazer – em parques, por exemplo) nas cidades;
– Gerenciamento de desperdício de alimentos no varejo;
– Acessibilidade a áreas verdes e riqueza, desigualdades nas cidades.

(publicação em 15 de fevereiro de 2023 / atualização em 28 de fevereiro de 2023)