UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BRASIL

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Conferência Internacional G20+6 MUN recebe inscrições

Estão abertas as inscrições à Conferência Internacional G20+6 MUN. A conferência é gratuita e organizada por uma equipe de 15 jovens da Austrália, Brasil, China, Itália e Rússia com o intuito de discutir as pautas da agenda das Nações Unidas. A inscrição estará disponível a partir do dia 22 de Fevereiro e se encerrará no dia 14 de Março. Os interessados poderão se inscrever por meio do website da conferência: clique na aba “junte-se a nós” e em seguida em “inscrição”.

A conferência é uma simulação do Modelo Nações Unidas no âmbito da integração entre os países hegemônicos (G20) e 6 Estados-membros da ONU de continentes sub-representados (Colômbia, Nigéria, Marrocos, Egito, Etiópia e Argélia) e busca alcançar o público jovem de 17 a 30 anos com foco nas áreas de Direito, Política, História e Relações Internacionais, mas não há restrições de campo de estudos. Durante o evento, será discutida a agenda da ONU por meio de perspectivas atuais sobre questões ambientais (Amazônia no Antropoceno), subsídio de atividades solidárias no cooperativismo (Cooperativas e Modos de subsistência) e direito humanitário no recorte dos desafios econômicos, sociais e de saúde  (Refugiados e o Impacto da Covid-19).

Nesse sentido, haverá a simulação da Assembleia Geral da ONU com 3 comitês em Inglês e 1 exclusivamente em Português. Os comitês em Inglês são os três vinculados aos temas supracitados. O tema do comitê em Português é sobre Refugiados e o Impacto da Covid-19, sendo chancelado e apoiado pelo Refugee Challenge do UNHCR (ACNUR) (assim como o Comitê deste tema em Língua Inglesa). Assim, haverá mais do que uma discussão de simulação, pois os resultados serão submetidos ao ACNUR e ao United Nations Major Group for Children and Youth, e ao UN Food Systems Summit.

A conferência é intercontinental, bilíngue (Inglês/Português), inclusiva, inteiramente gratuita e sem fins lucrativos.

Mais notícias também pelas redes sociais: https://linktr.ee/G20plus6MUN.