Comunicado sobre os estrangeiros em término de Mobilidade Acadêmica (Sobre o RNM)

Em recente consulta à Policia Federal, fomos informados de que os agendamentos realizados pelo Escritório de Recepção Acadêmica da AUCANI poderão ser retomados no mês corrente. Contudo, não há informações sobre os prazos, que ainda estão suspensos.

Assim, este Escritório voltará a realizar os agendamentos na Polícia Federal, adotando os mesmos procedimentos realizados antes da paralisação das atividades em março de 2020, os quais ressaltamos aqui:

FLUXO

1. Estrangeiros verificam os documentos necessários no site da PF e os encaminham para a CCInt/CRInt da Unidade;
2. A CCInt/CRInt verifica esses documentos e os encaminha para o Escritório de Recepção Acadêmica da AUCANI, por meio do e-mail estrangeiros@usp.br;
3. O Escritório realiza os agendamentos e os comunica para a CCInt/CRInt repassar aos interessados;
4. O estrangeiro comparece à PF na data agendada e envia o protocolo de RNM para o Escritório de Recepção Acadêmica, por meio da CCInt/CRInt
da Unidade.

CRITÉRIOS PARA O AGENDAMENTO

Como o número de vagas disponibilizadas para a USP é limitada, classificamos as solicitações dos estrangeiros priorizando os grupos abaixo:

1. Docentes;
2. Pós-doutores;
3. Alunos de Pós-Graduação;
4. Alunos de Graduação

Consideramos a data de chegada ao Brasil como parâmetro para classificação dos estrangeiros dentro de cada grupo. Os estrangeiros que não conseguirem agendamento na mesma semana serão transferidos automaticamente para a semana seguinte. Destacamos que os estrangeiros que necessitarem do CRNM para o recebimento de bolsas ou auxílios serão considerados prioritários.

PRAZOS

Os agendamentos são feitos semanalmente. Para tanto, consideramos:
– Solicitação de agendamento por parte da CCInt/CRint: receberemos essas solicitações semanalmente. Para tentativa de agendamento na mesma
semana, o prazo para envio é toda quarta-feira às 12h. Serão consideradas apenas as solicitações que estiverem completas;

– Agendamento na PF pelo Escritório de Recepção Acadêmica: toda quarta-feira, às 15h;

– Confirmação dos agendamentos: toda quinta-feira, até às 15h (apenas para os estrangeiros que conseguiram a vaga na mesma semana).
No momento, toda a comunicação com o setor de Informações de Migração do Escritório de Recepção Acadêmica é feita apenas por meio do e-mail estrangeiros@usp.br .