Universidade de São Paulo - Brasil

Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional

Observatório Magna Charta organiza webinar sobre Responsabilidades das Universidades para com a Sociedade

Estão abertas as inscrições ao webinar internacional organizado pelo Observatório Magna Charta sobre “Responsabilidades das Universidades para com a Sociedade”. O Professor Robert Hollister, Conselheiro Sênior da USRN foi convidado a fazer uma apresentação em nome da Rede, enfocando na prática exemplos da responsabilidade das universidades para com a sociedade.

O Observatório Magna Charta é uma associação de signatários fundada em 2000 pela Universidade de Bolonha e pela European University Association. O Observatório desempenha um papel ativo na garantia do respeito, proteção e promoção dos valores fundamentais e dos direitos universitários enunciados na Magna Charta Universitatum (MCU), assinada em 1988 e desenvolvida no MCU 2020.

O novo Magna Charta Universitatum 2020 (MCU 2020) reconhece a natureza mais global do que as universidades fazem e a ampla gama de responsabilidades locais que elas têm. O primeiro dos princípios estabelecidos no MCU 2020 é ‘As universidades reconhecem que têm a responsabilidade de se envolver e responder às aspirações e desafios do mundo e às comunidades que servem, para beneficiar a humanidade e contribuir para a sustentabilidade.’ O ano de 2020 continua dizendo que, para cumprir sua responsabilidade, as universidades exigem “um contrato social confiável com a sociedade civil”. 904 universidades de 88 países assinaram um ou ambos da Magna Charta Universitatum elaborada em 1988 e 2020.

O webinar será realizado em 29 de setembro de 2021, das 15h00 às 16h30 CEST. O professor Chris Brink, ex-VC da Newcastle University, Reino Unido, fará uma apresentação conceitual. Além do professor Hollister, o professor Nalin Thakkar, vice-presidente de Responsabilidade Social da Universidade de Manchester, também fará uma apresentação.

Confira aqui outros webinars internacionais de nossos parceiros nacionais e internacionais.