Universidade de São Paulo

Edital 2269 – Participação de Alunos/Pesquisadores no Fulbright Seminar “250 Anos da Declaração da Independência dos EUA”

Inscrições até 11 de maio de 2026.

Até 11 de maio de 2026, estão abertas as inscrições ao Edital AUCANI nº 2269 – Participação de Alunos/Pesquisadores no Fulbright Seminar “250 Anos da Declaração da Independência dos EUA”, conforme detalhes abaixo:

  • Submissão de candidaturas por meio de Formulário de Inscrição.
  • Público-alvo na USP: Estudantes de doutorado regularmente matriculados em Programa de Pós-Graduação da USP e pesquisadores participantes do Programa de Pós-Doutorado da USP.
  • Período de participação no Seminário: 20 a 23 de setembro de 2026, com saída do Brasil programada para 19 de setembro e retorno previsto para 24 de setembro.

A Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) anuncia a abertura de edital para seleção de até 4 (quatro) alunos ou pesquisadores da Universidade de São Paulo, em nível de doutorado ou pós-doutorado, para representar a USP no Seminário “250th Anniversary of the U.S. Declaration of Independence at Yale University”, que será realizado entre 20 e 23 de setembro de 2026.

No âmbito das atividades da Rede Interdisciplinar Fulbright (FIN) no Brasil, que reúne seis universidades brasileiras – USP, UFBA, UFMG, UFSC, UFPA e UnB –, a Comissão Fulbright apoiará a participação de 4 (quatro) doutorandos ou pós-doutorandos vinculados à USP em Seminário presencial de três dias na Yale University, em comemoração ao 250º aniversário da Declaração de Independência dos EUA.

O Seminário abordará o significado histórico, político e contemporâneo da Declaração de Independência dos EUA em perspectiva comparativa e interdisciplinar, sendo adequado para alunos de doutorado e pesquisadores de pós-doutorado das áreas de humanidades e ciências sociais.

Os principais temas a serem abordados no Seminário são:

  • As origens intelectuais e a influência global da Declaração de Independência;
  • Os movimentos independentistas na América Latina e a comparação dos caminhos para a construção das nações;
  • A evolução das relações bilaterais EUA-Brasil no contexto da independência, do republicanismo e da democracia;
  • A relevância dos ideais independentistas para os desafios democráticos contemporâneos e a governança global;
  • Oportunidades para o diálogo interdisciplinar e a colaboração acadêmica EUA-Brasil.

A Comissão Fulbright cobrirá os seguintes custos de alunos e/ou pesquisadores:

  • Taxa de visto MRV, se aplicável;
  • Passagens de ida e volta de/para São Paulo;
  • Seguro saúde de 19 a 25 de setembro de 2026;
  • Transporte terrestre de/para aeroporto JFK de/para New Haven;
  • Hospedagem em New Haven de 20 a 24 de setembro de 2026;
  • Os alunos e pesquisadores ficarão em quartos compartilhados (quartos duplos, com duas camas de solteiro em cada quarto);
  • Refeições e despesas diversas de 20 a 24 de setembro de 2026. Café da manhã, almoço e jantar serão cobertos pelas atividades oficiais do programa ou no valor destinado a Refeições e Despesas Diversas;
  • Todos os custos acadêmicos relacionados à participação no Seminário. O pagamento será feito pela Comissão diretamente à Yale University.

As inscrições deverão ser realizadas pelo interessado, por meio do Formulário de Inscrição constante da chamada publicada no Sistema Mundus > Edital 2269.

Compartilhe com um amigo:

WhatsApp
Telegram
X-twitter
Facebook

Posts relacionad0s:

Sessão informativa da University of Cambridge na USP: The Postgraduate Application and Funding Journey

No dia 14 de maio de 2025. Inscreva-se!

Oportunidades com a Sociedade Max Planck: chamada aberta e vagas de pesquisa

Até 15 de setembro de 2026.

Centro Intercultural Internacional da USP promove imersão na culinária alemã

No dia 14 de maio de 2026.