Para fazer intercâmbio, o primeiro passo é garantir a vaga em uma instituição estrangeira. Só após ser aceito, o aluno pode aplicar para auxílios financeiros, como bolsas de estudo. Esses processos são distintos e devem ser feitos em sequência: primeiro, a obtenção da vaga, depois a busca por apoio financeiro.
A USP realiza convênios acadêmicos com diversas instituições ao redor do mundo. As vagas de intercâmbio negociadas por meio dos convênios vigentes oferecem isenção total de taxas acadêmicas para os estudantes selecionados. Para se candidatar é preciso atender, na íntegra, aos requisitos específicos de cada edital. Entre eles:
Quando exigidos, deverão ser utilizados os seguintes modelos obrigatórios:
Após a inscrição no edital de mobilidade e nomeação pela unidade, o(a) estudante pré-selecionado(a) receberá orientações enviadas pela IES de destino sobre o processo de conclusão de candidatura.
O(a) estudante deverá cumprir, antes e depois de sua chegada ao país de destino, todas as normas e condições estabelecidas pela IES estrangeira para efetivação de sua matrícula e melhor aproveitamento do intercâmbio.
Para ajudar na manutenção do custo de vida, podem ser oferecidas bolsas para alunos que tenham obtido vaga de intercâmbio. Isso significa que primeiro você precisa aplicar para uma vaga de intercâmbio. Em caso de aprovação, pode então concorrer às bolsas de estudo ofertadas. São elas:
USP | Bolsa Mérito – gerenciada pela Aucani e oferecida usualmente uma vez ao ano: No 1º semestre são distribuídas cotas de bolsas por Unidade USP. Para mais informações, consulte a CRInt da sua Unidade.
Santander – sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com o Santander Universidades. Exemplo: Edital 1313
USP | Bolsa Empreendedorismo – gerenciada pela AUSPIN e oferecida usualmente uma vez ao ano: No 1º semestre são oferecidas bolsas sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência). O detalhamento para obtenção de vaga é apresentado em edital. Exemplo: Edital 1287.
Existem também algumas bolsas de intercâmbio gerenciadas por organizações internacionais independentes da USP que podem te interessar na sua busca por intercâmbio, seja agora na graduação, ou no futuro na pós-graduação, mestrado ou doutorado. Confira!
Alguns convênios podem oferecer oportunidades em que a vaga está vinculada a um benefício financeiro. Para não perde-las, fique atento aos comunicados em seu endereço de e-mail e consulte o site regularmente. São elas:
Cada unidade USP conta com um escritório internacional local (CRint/CCint), responsável por cuidar internamente das questões de mobilidade de sua comunidade. Você pode encontrar os dados de contato de todas as unidades na página de escritórios locais.
Caso haja quaisquer alterações no Contrato de Estudos, em virtude de inclusão, exclusão ou substituição de disciplinas previamente aprovadas, o(a) intercambista deverá colher nova assinatura de docente membro da Comissão de Graduação (CG) de sua unidade USP de origem ou de representante devidamente autorizado(a) no âmbito da unidade, conforme as normas vigentes.
Ao término do período de intercâmbio, a IES estrangeira emitirá histórico escolar contendo a relação de disciplinas e/ou atividades realizadas, ementas e/ou relatório(s), bem como conceitos de aproveitamento (notas/menções) e frequência do estudante (ou equivalente).
O escritório internacional local da Unidade USP de origem do estudante deverá anexar ao Sistema Mundus cópia do histórico escolar (ou equivalente) fornecido pela IES estrangeira para finalização do registro de mobilidade no exterior.
Em posse do histórico escolar (ou equivalente) emitido pela IES estrangeira, o(a) estudante deverá verificar no escritório local de sua unidade (CRint/CCint) os trâmites necessários para requerer aproveitamento das disciplinas cursadas no exterior, sejam como optativas do curso na USP ou como equivalente(s) à(s) disciplina(s) obrigatória(s) do curso regular, a critério da Comissão de Graduação e devido departamento.
Em casos excepcionais, o(a) estudante poderá consultar a Aucani com a devida antecedência sobre a possibilidade de prorrogação de sua estadia já iniciada, cuja autorização estará condicionada à disponibilidade da vaga e ao crivo tanto da Aucani como da Unidade USP de origem, bem como ao desempenho acadêmico satisfatório, a ser aferido por meio da documentação emitida pela parte estrangeira.
Para tanto, o estudante deverá encaminhar os documentos abaixo relacionados ao escritório internacional de sua unidade, que os encaminhará à Aucani com 30 dias de antecedência para o prazo final estabelecido para este fim pela instituição estrangeira (o estudante deve verificar esta data junto à instituição que o recebe):
A documentação, assim que recebida, será analisada pela Aucani e então um parecer será dado sobre o pedido de prorrogação do intercâmbio.
Cada unidade USP conta com um escritório internacional local (CRint/CCint), responsável por cuidar internamente das questões de mobilidade de sua comunidade. Você pode encontrar os dados de contato de todas as unidades na página de escritórios locais.
Ainda tem dúvidas sobre intercâmbio? contate seu escritório local ou entre em contato conosco pelo Sistema Mundus que responderemos o mais rápido possível.
Por favor, não entre em contato com outras áreas da Aucani, já que elas não terão as informações mais atualizadas para te ajudar com questões relacionadas a intercâmbio.
Copyright © 2025 Universidade de São Paulo
Criado por Bruno Souza.