Existem oportunidades de mobilidade acadêmica que são financiadas por governos, organizações, agências ou instituições do exterior. Algumas dessas bolsas e programas podem oferecer desde a isenção de taxas acadêmicas, até o suporte financeiro para cobrir custos como matrícula, passagens, alojamento e despesas diárias. Confira algumas abaixo!
O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa de intercâmbio educacional do governo canadense que, desde 2009, oferece bolsas para estudantes da América Latina e Caribe estudarem no Canadá.
O ELAP oferece bolsas para graduação e pós-graduação. Alunos de graduação podem ficar 4 meses e os de pós-graduação podem ficar de 4 a 6 meses no país pelo ELAP. Para mais informações acesse a página oficial do ELAP.
O Programa Fulbright foi criado em 1946 pelo Senador J. William Fulbright e desde 1957 promove o intercâmbio acadêmico e cultural entre o Brasil e os Estados Unidos.
Tradicionalmente o Programa Fulbright oferece apenas bolsas para pós-graduandos, professores e pesquisadores, mas recentemente também passou a oferecer algumas bolsas de graduação para cursos de engenharia. O valor das bolsas varia de edital para edital. Acesse o site do Programa Fulbright para mais informações.
Fundado em 1925 por iniciativa de um estudante da Universidade de Hidelberg, o Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico é um programa de intercâmbio educacional que promove a mobilidade acadêmica de estudantes alemães e estrangeiros no mundo todo.
O DAAD oferece bolsas de graduação, mas elas são raras. Geralmente as bolsas DAAD são para alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Também existem bolsas para professores e pesquisadores. O DAAD tem forte parceria com o Brasil e possui um escritório regional no Rio de Janeiro e uma sede de atendimento em São Paulo. Acesse o site oficial do DAAD para mais informações.
O Programa Eiffel é um programa de intercâmbio educacional do governo francês que oferece bolsas para pessoas que desejam fazer o mestrado e/ou o doutorado na França. Ele é associado ao Campus France (agência ligada aos ministérios da Educação e Relações Exteriores da França). Existe um limite etário máximo de 25 anos para aplicações de mestrado e de 30 anos para as de doutorado.
Pode-se aplicar para a bolsa Eiffel candidatos das seguintes áreas: Biologia e saúde; Transição ecológica; Matemática e digital; Ciências da engenharia; História, língua e civilização francesa; Direito e Ciências políticas; Economia e gestão. Para mais informações acesse o site da Campus France Brasil.
O governo da China, através do Campus China, uma agência que tem o propósito de promover o intercâmbio acadêmico e cultural entre a China e outros países, também oferece bolsas de intercâmbio para graduação, mestrado e doutorado.
No site do Campus China é possível pesquisar informações sobre universidades e cursos oferecidos, modalidades de bolsa de estudos, informações sobre o país e a vida na China em geral.
A Yenching Academy é um programa de mestrado internacional de alto nível, com bolsa de estudos, oferecido pelo Yanjing College localizado no campus da Peking University (PKU) em Beijing, China.
O processo seletivo é realizado anualmente
e o programa tem como objetivo formar lideranças dedicadas a promover
o progresso e o entendimento global. Acesse o site da Yenching Academy para saber mais.
Contato da Yenching Academy na USP:
Prof. Dr. Antonio José Bezerra de Menezes Jr Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br
O Schwarzman Scholars é um programa de mestrado internacional de alto nível, com bolsa de estudos, oferecido pela Tsinghua University (THU) em Beijing, China. O processo seletivo é realizado anualmente. O programa tem como objetivo desenvolver futuras lideranças capazes de promover a cooperação entre o Ocidente e a China. Acesse o site da Schwarzman Scholars para saber mais.
Contato da Schwarzman Scholars na USP:
Prof. Dr. Antonio José Bezerra de Menezes Jr Departamento de Letras Orientais da FFLCH-USP antonio.menezes@usp.br
A Bolsa MEXT, ou Bolsa Monbukagakusho (文部科学省), é uma bolsa de estudos ofertada pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) do Japão. São seis modalidades de bolsas para estrangeiros em universidades japonesas. Dentre elas há bolsas de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).
Uma das seis modalidades de bolsa é reservada especificamente aos estudantes de Letras japonês. As bolsas MEXT garantem isenção das taxas acadêmicas, passagem aérea de ida e volta, e um auxílio mensal que pode variar de região para região. Acesse a página oficial do MEXT para saber mais.
A Japan Student Service Organization (JASSO) é uma organização que oferece bolsas para estudantes intercambistas de pós-graduação a partir do financiamento de empresas e fundações privadas. A bolsa varia de 300 a 2000 dólares mensais.
Em muitos casos o bolsista JASSO precisa trabalhar para complementar a renda no Japão. Para concorrer a bolsa é preciso não possuir nacionalidade japonesa, ter inglês e/ou japonês avançado (JLPT N2), ter boas notas e apresentar projeto de pesquisa considerado promissor. Para mais informações acesse o site oficial da JASSO.
A Japan Society for the Promotion of Science (JSPS), ou Nihon Gakujutsu Shinkou-kai (日本学術振興会), foi fundada em 1932 pelo imperador Showa como instituição sem fins lucrativos que promove o avanço da ciência no país. Ela recebe financiamento do Ministério da Educação do Japão e oferece bolsas de doutorado e pós-doutorado para estudantes japoneses e estrangeiros de todos os campos do conhecimento.
Por ser uma bolsa que os nacionais japoneses também podem pleitear, ela é mais concorrida do que a bolsa do MEXT e da JASSO. Para mais informações acesse o site da JPSP.
Copyright © 2025 Universidade de São Paulo
Criado por Bruno Souza.